Autárquicas 2020/Mosteiros: PAICV aposta na educação como “sector chave para o desenvolvimento” do município

Relva, 16 Out (Inforpress) – A integrante da lista do PAICV às autarquias nos Mosteiros Janice Rosa, considerou a educação como um sector estratégico para o desenvolvimento do município e revelou proposta para “continuar a trabalhar” para facilitar o processo de ensino/aprendizagem.

Para a materialização deste desiderato, avançou que vão ser criadas melhores condições infra-estruturais e uma forte aposta na formação e capacitação contínua dos monitores do pré-escolar, no reforço de protocolo de cooperação com instituições do ensino superior e técnico profissional, visando a criação de mais oportunidades para jovens mosteirenses e no reforço do transporte escolar aos alunos.

No campo social, realçou que o desafio passa pelo reforço da política social e do fundo municipal de assistências às famílias vulneráveis, na melhoria de habitações das famílias carenciadas e na criação de incentivos para apoiar os jovens em formação.

Já na sua visita à localidade de Relva, onde a onda amarela deambula em contactos directos com o eleitorado, o proponente à presidência da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, deu a conhecer o projecto para a “continuidade dos trabalhos” para arruamento interno, de modo a facilitar a mobilidade interna dada a forte inclinação a nível de estradas.

Dar continuidade a programas de habitação condigna, isto é, a melhoria de habitações de famílias vulneráveis foi anunciada por Vieira nesta localidade no sopé do vulcão do Fogo, com “grande potencial no sector agro-pecuário”, sublinhando que a localidade vai ser contemplada com toda a estratégia para a modernização do sector.

No quadro de políticas públicas para a criação de emprego, revelou que a juventude da Relva vai, igualmente, ser beneficiada e que no cômputo geral a sua equipa conta com uma agenda específica para a localidade.

Em termos infra-estruturais, prometeu, se for eleito, construir um polidesportivo moderno para responder a reivindicação dos jovens desta localidade, com uma expressão eleitoral “muito grande” para o município, o que para Fábio Vieira “tem uma importância enorme na construção de vitórias”.

“Vamos ganhar Relva para podermos ganhar Mosteiros com maior expressão eleitoral no escrutínio de 25 de Outubro”, disse Vieira, que esta tarde inaugura a sede de campanha em Atalaia.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MPD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Fábio Vieira, está na corrida a Câmara Municipal dos Mosteiros Lourenço Lopes, do MpD.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

SR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos