Autárquicas 2020/Mosteiros: Fábio Vieira apresenta novas propostas para o desenvolvimento de Feijoal

Cidade de Igreja, 15 Out (Inforpress) – A candidatura do PAICV à Câmara Municipal dos Mosteiros encontra-se em Feijoal, localidade com uma forte vocação agro-pecuária e potencial para o turismo rural, a partilhar com os moradores um conjunto de propostas em matéria de políticas públicas.

Forte investimento na fruticultura nesta área referenciada como sendo portadora de um microclima especial, e que apresenta o café como a sua imagem de marca, foi uma promessa vincada pelo aspirante do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) com uma estratégia que passa pela modernização da agricultura e da pecuária.

No âmbito da sua plataforma eleitoral, Fábio Vieira e a sua equipa deambularam por entre vales, cutelos e ribeiras para trocarem dedos de conversas com o eleitorado à caça de votos no escrutínio de 25 de Outubro, tendo revelado a criação de um plano específico para a melhoria de caminhos vacinais para facilitar o acesso a habitações.

A construção de um jardim infantil e uma praça para beneficiar crianças, jovens e idosos da localidade afigura-se como outra promessa de Fábio Vieira, afiançando, entretanto, que a falta de espaço na localidade obriga a negociações com proprietários dos terrenos agrícolas, para angariar a título de doação ou de venda, terrenos para a construção dos equipamentos colectivos.

Disse, por outro lado, que a Câmara Municipal sempre deu muita importância às questões de saneamento, e promete, se se confirmar a sua vontade no pleito eleitoral, modernizar todo o sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos no município e melhorar as condições da lixeira municipal.

Ressalvou que a problemática do saneamento deve ser vista numa perspectiva intermunicipal, pelo que da parte da autarquia mosteirense avançou um plano para a criação de todas as condições na ilha para a implantação de um centro intermunicipal de tratamento de resíduos sólidos.

Divulgou ainda um plano para a recolha selectiva de lixo e um projecto de educação para a preservação de meio ambiente junto dos jardins infantis e da escola do ensino obrigatório, no quadro de um conjunto de projecto para que “o município continue a ser, cada vez mais limpo, saudável e com qualidade de vida”.

Nas eleições de 2016, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MpD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.608 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Fábio Vieira, está na corrida à Câmara Municipal dos Mosteiros Lourenço Lopes, do MpD.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos