Autárquicas 2020/Mosteiros: CNE diz-se preparada para o escrutínio e Polícia Nacional reforça segurança

Cidade de Igreja, 24 Out (Inforpress) – O Município dos Mosteiros vai contar com 27 assembleias de votos distribuídas pelas 17 localidades para 6.603 eleitores, e cobertura da Polícia Nacional que reforçou os 17 efectivos com seis policiais de intervenção destacados do Comando Nacional.

O delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) nos Mosteiros assegurou à imprensa que tudo já está preparado para o bom desenrolar do escrutínio eleitoral de domingo, alegando que na sexta-feira procedeu-se a entrega dos materiais essenciais para o funcionamento das mesas da assembleia de votos.

Adilson Barradas revelou que tudo já está a posto para o início das eleições municipais de domingo a partir das 06:00, com 29 fiscais preparados e pessoal da higienização face a pandemia da covid-19, para que “tudo possa correr da melhor forma possível”.

Afirmou que vai haver materiais de protecção, que haverá sinaléticas horizontais com indicação de distanciamentos e distribuição de desinfectantes como álcool gel para evitar a possibilidade de contágios e prevê a “divulgação dos resultados em tempo real”.

Já o comandante da Policia Nacional da Esquadra dos Mosteiros garantiu que a corporação encontra-se devidamente preparada para dar respostas as demandas operacionais que possam surgir durante as eleições e que vai colocar no terreno todos os 17 efectivos dos Mosteiros, mais os seis reforços do corpo de intervenção proveniente da Cidade da Praia.

José Maria Teixeira prometeu “devida cobertura das acções do fecho das campanhas”, patrulhamento forte ao longo do dia da reflexão e da eleição e no momento da divulgação dos resultados, em todas as zonas sob a sua jurisdição, através de vigilâncias auto, com as três viaturas operacionais e uma motorizada, reforçada com viaturas dos serviços desconcentrados do Estado.

Quanto à campanha, frisou que decorreu dentro da normalidade esperada no campo da ordem pública, neste período, e que as sete detenções efectuadas, cujos infractores foram encaminhados ao Ministério Público, estiveram relacionadas com “desobediência policial”.

Denunciou, entretanto, situações de incumprimento quanto as medidas de segurança imposta por causa da pandemia da covid-19, e lançou o apelo para o reforço do comportamento cívico.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o MPD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) 2.482 votos (53,94%), e o AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 6.603 eleitores, segundos dados corrigidos da CNE (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).

Concorrem nestas eleições a Câmara Municipal dos Mosteiros, o MpD, liderado por Lourenço Lopes e Francisco Barbosa Amado (Assembleia Municipal), e o PAICV presidido por Fábio Vieira e Lúcio Fernandes (Assembleia Municipal).

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

SR/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos