Autárquicas 2020/Maio: MpD promete construir parque infantil e concluir requalificação urbana em Praia Gonçalo e Santo António

Porto Inglês, 19 Out (Inforpress) – A candidata a vereadora nas listas do MpD Ivanira Silva propõe construir nas zonas de Praia Gonçalo e Santo António um parque infantil e concluir a requalificação urbana, se a sua equipa vencer as eleições autárquicas no Maio.

Segundo Ivanira Silva, os dois povoados, que se situam mais a norte da ilha, e receberam hoje visita da comitiva do Movimento para a Democracia, foram alvo de intervenções em mandatos anteriores, pelo que agora a aposta vai ser na criação de um parque infantil para as crianças e praças digitais para os jovens poderem ter acesso à Internet.

Acrescentou que a candidatura do MpD pretende apostar também na mobilização de água, recorrendo ao sistema de dessalinização, para disponibilizar esse liquido aos agricultores e criadores de gado, por forma a possibilitar emprego, principalmente para a camada jovem.

Mesmo sendo Santo António a localidade mais pequena da ilha, com menos de 20 agregados familiares, Ivanira Silva garantiu aos moradores que vai ser construída uma praça para de seguida ser contemplada com Internet, salientando que a mesma intervenção está prevista para o povoado de Praia Gonçalo.

Confrontado pelos jovens de que Praia Gonçalo não foi alvo de nenhuma intervenção durante o seu mandato e que não foram contemplados com algo para poderem se divertir, o candidato à sua própria sucessão na presidência da câmara, Miguel Rosa, apontou como exemplo o equipamento do centro local com antena parabólica e um televisor, mas foi abafado pelos jovens que afirmam que o mesmo até então nunca funcionou.

Mesmo assim, pediu um voto de confiança dos jovens e da população local para poder continuar a trabalhar para desenvolver a ilha e prometeu voltar, caso vença as eleições de 25 de Outubro, para reunir-se com os jovens local e constatar se a situação manteve-se ou mudou.

A caravana do MpD delineou como última para paragem para tarde de hoje, um contacto com a população de Pedro Vaz, para levar a sua mensagem e pedir mais um voto de confiança na equipa liderada por Miguel Rosa e Micheal Frederico, para a câmara e assembleia municipais, respectivamente.

Além de Miguel Rosa, do MpD, concorre à presidência da câmara do Maio, António Ramos, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais,  concorreram na ilha do Maio dois candidatos, tendo o MpD (Miguel Rosa) conquistado a câmara com 1.996 votos (56,82%), e o OIAM (José Silva) alcançado 1.423 votos (40,51%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 5.072 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 4.822, dos quais 3.503 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos