Autárquicas 2020/Boa Vista: Criar ‘Casa da Morna’ e aproveitar o potencial turístico são as ideias do PAICV para Povoação Velha  

Sal Rei, 14 Out (Inforpress) – A criação da ‘Casa da Morna’, a erecção de um busto da Maria Bárbara e o aproveitamento do potencial turístico, são algumas das ideias que o PAICV apresenta para a Povoação Velha.

Melhorar acesso à praia da Santa Mónica, via Povoação Velha, também integra o conteúdo da mensagem que Cláudio Mendonça transmitiu aos munícipes, baseando-se nas ideias principais da plataforma eleitoral para Povoação Velha onde, em 1939, nasceu Maria Bárbara, uma das primeiras cantadeiras a internacionalizar a morna.

“Há forte vocação e potencialidade cultural, onde nasceu a morna e a Maria Barbara, por isso queremos identificar espaços para criar a ‘Casa da Morna’ e um busto em honra à divulgadora da nossa cultura além-fronteira”, disse Cláudio Mendonça.

O candidato referenciou ainda o intuito de aproveitar este potencial cultural para dinamizar o turismo, mas acautelou que, para isso, “ter-se-ia que melhorar o caminho que dá acesso à praia da Santa Mónica, via Povoação Velha”, lugar por onde há circulação de turistas, como forma de “potencializar” o aumento destes visitantes àquele sítio.

Criar um ponto de informação turística com capacidade técnica comprovada, disponível para divulgação e promoção dos produtos turísticos, trazer dinâmica juvenil com uma escola de música, para os mais novos ganharem gosto pela arte, são outras perspectivas turísticas e culturais de Cláudio Mendonça para Povoação Velha.

Nos sectores da agricultura, da pesca e da pecuária Cláudio destacou que estão assentes em criar condições para proteger os animais de cães vadios, que tem atacado o gado, protecção dos perímetros agrícolas, inovação deste sector com sistema gota-a-gota, apoios na aquisição de estufas e outros equipamentos.

O candidato ajuntou ainda que no sector da pesca a ideia é, colocar câmaras de frio e congelação de pescado e apoiar os pescadores na aquisição de embarcações, malas térmicas, sondas e GPS.

A nível desportivo, Cláudio Mendonça informou que pretende arrelvar o campo de futebol e incentivar a prática de outras actividades desportivas.

Nas autárquicas de 2016, na ilha da Boa Vista concorreram três candidatos, José Luís Santos (Basta), que alcançou 57,56 por cento (%) dos votos, José Pinto Almeida (MpD), que obteve 30,60 % dos votos e José Henrique Cruz (PAICV), com 10,32 % dos votos.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, na Boa Vista, estão inscritos 8.477 eleitores, provisoriamente, (em 2016 o número de inscritos era de 6.826, dos quais 4.340 votaram).

Dois candidatos concorrem para à presidência da Câmara Municipal da Boa Vista no escrutínio do dia 25 de Outubro, sendo José Luís Santos (MpD), que concorre à própria sucessão, e o candidato Cláudio Mendonça (PAICV). O Partido Popular apresentou uma lista somente para a Assembleia Municipal, encabeçada pelo cidadão de origem italiana, Sérgio Corrá.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participam um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), de São Domingos (um), do Tarrafal de São Nicolau (um), do Sal (um) do Tarrafal de Santiago (dois), da Praia (quatro) e de São Vicente (um).

VD/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos