Ribeira Grande, 13 Set (Inforpress) – Paulino Dias, 43 anos, líder da candidatura independente “Alternativa Ribeira Grande”, é o candidato à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande nas eleições autárquicas de 25 de Outubro.
Natural da zona de Fajã Domingas Bentas, Ribeira da Torre, Paulino Dias é licenciado em Economia, com Pós-graduação em Gestão e mestre em Gestão Global, com uma tese sobre o cooperativismo em Santo Antão.
Paulino Dias foi o primeiro cabo-verdiano a ser seleccionado, em 2009, para o prestigiado Programa de Liderança Desmond Tutu para a África.
Conta com uma carreira profissional vasta e diversificada tanto no sector privado como no sector empresarial do Estado, também foi cônsul honorário da Turquia em Cabo Verde até 2016.
O candidato caracteriza-se como um homem trabalhador, dinâmico, pragmático, objectivo, honesto e sensível aos problemas da sociedade cabo-verdiana no geral e um conhecedor profundo dos problemas de Ribeira Grande.
Nos últimos anos tem apresentado diversas propostas de projectos e iniciativas visando o desenvolvimento de Santo Antão em geral e de Ribeira Grande em particular.
Propõe, como objectivo, transformar Ribeira Grande num Município de referência no País, “dinâmico, ousado e criativo, desenvolvido, equilibrado e sustentável”, com “elevada qualidade de vida e igualdade de oportunidade”.
Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que consegui 24,77 por cento (%), e António Rodrigues (UCID) que alcançou somente 8,51 por cento (%) dos votos.
Em Ribeira Grande, para as eleições do dia 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos de recenseamento, provisoriamente, 13.744 eleitores dos quais 11 são cidadãos estrangeiros. Em 2016 o número de inscritos foi de 12.988 dos quais apenas 8.435 votaram.
LFS/AA
Inforpress/Fim