Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Autarquia vai continuar a apoiar os “grandes festivais” da Praia – Francisco Carvalho

Cidade da Praia, 21 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia garantiu hoje que vai continuar a apoiar os “grandes festivais” na Cidade da Praia e ajudar os grupos culturais a crescerem e a internacionalizarem-se.

Francisco Carvalho deu esta garantida, em declarações à Imprensa, após ter assinado protocolos de parceria com diversas organizações que actuam no sector cultural e ambiental.

Nesta primeira fase foi assinando protocolos de parceria com a Sociedade Cabo-verdiana de Música, a Companhia de Teatro Fladu Fla, o Projecto Teatro na Comunidade, Cabo Verde Music Award, a Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina e a 1456 Produções.

Francisco Carvalho sublinhou o facto de terem incluído a Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina, que tem como objectivo fazer uma gestão ética da população canina e felina na cidade.

Segundo Carvalho, este acto sublinha uma “nova abordagem” da Câmara Municipal da Praia, uma abordagem “plural e diversificada”, e que demonstra o desempenho da autarquia em ser parceiro de todos os fazedores da cultura e não só.

“O que vimos hoje é o exemplo do caminho que vamos seguir, é caminho de apoio, de parceria, não é caminho só de discurso. Vamos transformar na prática e em iniciativas concretas, na disponibilização de recursos financeiros e recursos humanos”, disse, assegurando que a autarquia vai apoiar os grupos na elaboração de “grande projectos”, para que possam concorrer a financiamento internacional e não ficarem a depender apenas dos apoios incluídos no orçamento da câmara.

Questionado sobre o montante que será atribuído aos parceiros, disse que o foco da autarquia não é o montante, mas sim a nova mensagem que pretende passar de que a autarquia está disponível para apoiar.

Em relação aos grandes festivais que são realizados na Cidade da Praia, como por exemplo Kriol Jazz Festival e o Atlantic Music Expo, Francisco Carvalho garantiu que vai continuar a apoiar, pois é a “vontade dos munícipes”.

“Os festivais que encontramos são bons festivais, mas não é a câmara que disse, são os munícipes e nós respeitamos integralmente aquilo que é a opinião dos munícipes. (…) Eles são bem avaliados e os munícipes gostam deles e nós também”, justificou.

A autarquia promete alargar os protocolos com mais instituições e mais actores no sentido de “construir a Praia dos sonhos de todos os praienses e aquela Praia farol de Cabo Verde”.

Em representação dos beneficiados, a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, disse que todos os beneficiados se regozijam com esta acção, porque “seguramente vão poder materializar os seus projectos”, que vão contribuir para o desenvolvimento do município da Praia.

Em particular sobre o protocolo, disse que este vai no sentido de descentralizar os serviços SCM para a defesa dos direitos de autores na área da música, para a profissionalização do sector com o devido respeito e pagamento dos direitos autorais.    

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos