Porto Novo, 07 Abr (Inforpress) – Porto Novo anseia “muito em breve” alcançar a categoria de “cidade mais saudável e sustentável de Cabo Verde”, graças às “boas práticas que acontecem com regularidade na urbe”, em matéria de saneamento e ambiente.
A previsão é do vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, que exalta o facto de esta cidade estar, nos últimos tempos, a ser alvo de acções protagonizadas por associações locais e munícipes, que demonstram “boas práticas” nos domínios do saneamento e ambiente.
Trata-se de campanhas de limpeza abarcando a orla marítima, encostas, ribeiras e terrenos baldios.
O autarca destaca a iniciativa “mulheres solidárias do meio ambiente”, desencadeada por um grupo de mulheres que consiste num projecto que visa a actuação em campanhas de limpezas nos diferentes bairros da cidade do Porto Novo.
“Exortamos as pessoas de outros bairros e localidades do município para este tipo de práticas, que nos colocará, muito em breve, nas categorias mais elevadas de município e nos tornará a cidade mais saudável e sustentável de Cabo Verde”, notou.
Em nota emitida quarta-feira, 06, a autarquia assegurou que manter o município limpo continua a ser “um dos grandes desafios e um compromisso de todos”.
Além da iniciativa “mulheres solidárias do ambiente”, Porto Novo está a ser alvo ainda do programa “Eu cuido do meu município”, iniciado em Dezembro pelo posto do turismo local, que consiste em acções de limpeza da orla costeira deste concelho, envolvendo várias organizações sociais.
O programa, que além da remoção do lixo incide ainda na colocação de placas decorativas sobre a preservação dos espaços públicos, visa, sobretudo, sensibilizar a população sobre a importância de manter os espaços públicos limpos e organizados.
JM/AA
Inforpress/Fim