Cidade da Praia, 16 Set (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia (CMP) disponibilizou 1500 contos para apoiar projectos associativos de ocupação de tempos livres baseados na promoção do desenvolvimento pessoal social, desporto e estilos de vida saudável e acção de capacitação.
O anúncio foi feito pela directora da Juventude e Desporto, Zuleica Semedo, que falava à Inforpress, hoje, na cidade da Praia, à margem de mais uma edição do Praião da Juventude e da cerimónia de encerramento das actividades dos tempos livres para jovens (ATL-Jovem), promovido pela autarquia, através da Direcção da Juventude e Desporto durante o período de verão.
Para além de promover acções de tempos livres, explicou que este ano a autarquia praiense decidiu adoptar uma nova filosofia, que é financiar projectos de associações comunitárias dos bairros da capital.
Sob o lema “Pro…Move-te”, afirmou que a ideia é ocupar os tempos livres dos jovens, mas também promover os trabalhos desenvolvidos pelas associações comunitárias, a participação e integração da juventude no desenvolvimento local e no mercado do trabalho.
“Dos 13 projectos apresentados, dez foram selecionados, sendo que desenvolveram projectos ligados à vertente desportiva, actividades lúdicas e acção de capacitação”, revelou Zuleica Semedo que assegurou que o montante a ser distribuído varia entre os 80 mil escudos a 200 mil escudos dependendo do conteúdo e especificidade de cada projecto.
Segundo a directora, “A força Jovem na Animação e Mobilização Comunitária”, “A Vida exige um projecto”, “Verão sem Barreiras”, “Xadrez nas férias”, “Ocupação do tempo livre comunitária”, “Nha féria é sabi”, “Verão de Formação – o Desfio da liderança servidora”, “Actividades de Tempos livres para os jovens da comunidade de Kelém” e “Jovens em movimento Verão 2018” são os projectos seleccionados.
Para hoje, adiantou que consta a realização de jogos tradicionais de praia, de modo a promover uma maior aproximação entre os jovens e envolve associações de São Filipe, Ponta d´Agua, Bairro Craveiro Lopes, Kelém e Safende.
Para o representante da associação Maracana de Ponta d´Agua, Carlos Tavares, a iniciativa da câmara é “excelente” e “gratificante”, uma vez que vai ajudar as associações comunitárias a implementar os projectos sobretudo nessa época de verão, sendo que muitas das vezes não é possível executar na totalidade por falta de recursos financeiros.
Carlos Tavares avançou que a associação foi contemplada com 175 mil escudos que foi implementado em projectos de dinâmica de língua estrangeira, técnica de capacitação de treinadores e de promoção de jovens talentos na música e dança.
AV/ZS
Inforpress/Fim