Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Autarquia do Sal homenageia Jorge Barbosa com Semana Cultural para promover e valorizar o trabalho do poeta

 

Espargos, 10 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Sal promove Semana Jorge Barbosa para lembrar, promover e valorizar o trabalho do poeta, forma que a edilidade encontrou para assinalar a passagem dos 115 anos de nascimento do homenageado.

Organizado em parceria com a Livraria Pedro Cardoso e a Delegação do Ministério da Educação local, as actividades terão lugar de 22 – dia do aniversário de Jorge Barbosa -, a 27 de Maio, em homenagem ao poeta.

O evento para assinalar os 115 anos de nascimento do trovador terá a participação de alunos das escolas dos diferentes níveis de ensino na ilha.

Com efeito, a Semana Jorge Barbosa contará com figuras da crítica literária a nível nacional, designadamente Ondina Ferreira, Daniel Medina, Margarida Fontes, entre outras personalidades, para durante estes dias interagirem com estudantes, a elite salense… difundindo a obra do poeta.

De igual modo, para além do lançamento em facsimele das três maiores obras de Jorge Barbosa, destacam-se também nessas actividades uma conferência sobre a vida e obra do poeta, concurso de poesia entre outras actividades culturais.

“Com esta homenagem prestamos tributo à memória de um dos mais importantes poetas cabo-verdianos, senão o maior poeta cabo-verdiano. É de toda a justiça”, enfatizou o edil Júlio Lopes, lembrando que Jorge Barbosa viveu e trabalhou vários anos no Sal, onde escreveu maior parte das suas “mais importantes” obras, e que constituem um marco “indelével” para a poesia cabo-verdiana.

Carla Estrela, neta do poeta Jorge Barbosa, que lembra do avô com carinho, pelas histórias contadas, já que quando morreu era ela ainda pequenina, disse que é com muita gratidão e humildade que presencia estas homenagens.

Por sua vez, a delegada da Educação local, Márcia Pinto, enquanto parceira desta celebração, ao apontar a importância do evento, destacou o facto de os alunos poderem conhecer de forma mais aprofundada Jorge Barbosa e se interessarem muito mais pelas obras do poeta.

SC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos