Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Autarcas do PAICV reúnem-se na Praia para III Congresso com olhos postos nas próximas eleições

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress)  – Autarcas eleitos pelas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) vão estar reunidos nos dias 27 e 28, na Cidade da Praia, no III Congresso, tendo como tema  “Solidariedade social, a nossa luta”.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa proferida hoje, na Cidade da Praia, pelo secretário-geral Adjunto para os Assuntos Autárquicas, Américo Nascimento, que indicou que esta reunião visa discutir e aprimorar o papel dos autarcas do partido, tendo em vista o desempenho dos municípios em todos os domínios do desenvolvimento local.

“Neste momento de configuração de um novo mapa político autárquico, de um ambiente político económico e social, subjacente à problemática que nos desafia, é necessário a análise e aprofundamento da qual dever ser a nossa acção, enquanto organização política com elevada responsabilidades de Governo, a nível nacional e local”, explicou.

Na perspectiva de Américo Nascimento, o III Congresso dos Autarcas do PAICV será uma ocasião de  aprendizagem crítica e colectiva, e de preparação para o futuro e, sobretudo, um momento de preparação para os novos embates eleitorais, com vista a uma “boa performance” nas eleições autárquicas de 2024.

Da agenda dos trabalhos constam discussão dos Estatutos da Associação dos Autarcas do PAICV, desafios do poder autárquico e visão do PAICV, agenda autárquica 2021/2024, comunicação dos autarcas do PAICV e eleição dos novos órgãos da Associação dos Autarcas do PAICV.

O secretário-geral adjunto do partido sublinhou ainda que o congresso será uma ocasião para se aprimorar novas formas de comunicação e informação, novas formas de gestão e de fazer política local,  sempre atentos aos anseios dos munícipes, com “mais capacidade de apreender e transformar novas ideias em geração de políticas”.

“Espera-se que do III Congresso saiam órgãos da Associação dos Autarcas do PAICV renovados e empenhados na retribuição aos eleitores da confiança depositada nas urnas, mas, também, na afirmação do PAICV como alternativa qualificada nos próximos embates eleitorais autárquicos”, avançou Américo Nascimento.

Nas eleições autárquicas de Outubro de 2020, o PAICV conseguiu ganhou oito das 22 câmaras municipais, designadamente Praia, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, Tarrafal, Santa Cruz, São Filipe, Mosteiros e Boa Vista.

Neste III Congresso, que acontece um ano após as últimas eleições autárquicas, deve contar com uma participação de 120 participantes dos quais 64 delegados.  

AT/MJB//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos