Auditores recebem a segunda fase da capacitação na norma ISO 22000

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe de hoje a quarta-feira a 2º fase de capacitação de auditores na norma ISO 22000, promovida pelo Programa Sistema Qualidade para a África Ocidental (PsQAO.

Segundo nota de imprensa enviada à Inforpress, o evento é realizado em parceria com o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), cujo presidente, Abraão Lopes, procederá à abertura da formação.

A formação será ministrada pela certificadora internacional a AFNOR Middle East, recrutada pela UNIDO e tem como objectivo principal concluir o processo de capacitação com vista à certificação das competências nacionais, criando uma bolsa de auditores devidamente treinados e aptos para continuarem a prestar o seu serviço com melhor qualidade.

O IGQPI, enquanto instituição e servidor público, é o gestor do SNQC-Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde e do SNPI-Sistema Nacional da Propriedade Intelectual e o garante dos direitos, regalias e obrigações dos consumidores e utentes, de uma forma geral, com particular destaque para as PME´s.

O desenvolvimento económico-social do mundo globalizado passa indubitavelmente pela qualidade dos produtos e serviços, nas suas diferentes vertentes de intervenção e atuação, sendo que as metodologias, regras e normas internacionais constituem mais do que uma preocupação – são um desígnio onde todos devem estar implicados.

Recorda a mesma fonte, que o principal objectivo do PSQAO é de apoiar a Comissão da CEDEAO e os 15 países da África Ocidental + a Mauritânia, no fortalecimento das infraestruturas da qualidade para uma maior eficácia, levando a um aumento da competitividade e melhor participação no comércio inter-regional.

Prevê igualmente reforçar a criação de centros de qualidade e excelências e de redes de instituições especializadas em qualidade, tais como: laboratórios e organismos de avaliação de conformidade para oferecer serviços eficientes a empresas locais e exportadoras, e também garantir para que os consumidores, por sua vez, disfrutem de uma maior proteção e, concomitantemente, um desenvolvimento económico sustentável.

A cerimónia de abertura contará igualmente com a presença da coordenadora técnica nacional do Programa Sistema Qualidade para a África Ocidental, Joana Flor, e dos representantes da UNIDO e da União Europeia em Cabo Verde.

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos