Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Atletismo: XIII Edição da Corrida da Liberdade tem meta no Estádio Nacional

Cidade da Praia, 07 Jan (Inforpress) – A prova de 10 quilómetros, sénior (masculinos e femininos) da XIII Corrida da Liberdade, que se realiza a 13 de Janeiro, terá a sua partida no Platô, defronte da Praça Alexandre de Albuquerque, e meta no Estádio Nacional.

Assim como a prova dos 10 quilómetros, a mais concorrida, as restantes provas, nos cinco quilómetros (juniores) e sete nos veteranos, masculina e feminina, terão a sua meta nesta que é a maior infra-estrutura desportiva do País, palco das provas de velocidade nos 100 metros e competição para cadeirantes.

A informação foi avançada à Inforpress pelo secretário-técnico da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Alfa Djaló, já que esta instituição suporta toda a logística técnica desta prova organizada anualmente pela Câmara Municipal da Praia (CMP), para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia.

A organização vai premiar os cinco primeiros classificados, masculinos e femininos, da prova dos 10 quilómetros com prémios monetários nos valores de 50, 40, 30, 20 e 10 mil escudos, respectivamente, perfazendo um total de 300.000 escudos.

Já nos cincos quilómetros na categoria júnior (masculinos e femininos) e os sete quilómetros no grupo veteranos (masculinos e femininos) a prova terá a sua partida na rotunda de Ponta de Água, e estará em jogo um prémio total de 160.000 escudos em ambas as categorias.

Na pista do Estádio Nacional haverá corrida de velocidade, 100 metros (masculina e feminina) e também prova para cadeirantes, nos 100 metros (masculina e feminina), com um total de 90.000 escudos de prémios em cada uma das duas categorias.

Dada a situação da pandemia da covid-19 que obriga o distanciamento social e a não aglomeração de pessoas, a corrida massiva, que tradicionalmente envolve o maior número de participantes, foi cancelada pela organização.

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo a nível nacional e internacional.

DM/SR/DR

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos