Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Atletismo: Samuel Freire e Edena Lima vencem Corrida ao Berço

Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) – Os atletas Samuel Freire e Edena Lima foram os grandes vencedores da décima edição da Corrida ao Berço da Nação, ao triunfarem na manhã de hoje na prova dos dez quilómetros masculinos e femininos, respectivamente.

Na prova masculina, o atleta cabo-verdiano do Benfica de Portugal cortou a meta em primeiro lugar, seguido de Wilson Cabral, António Cardoso, Artur Fortes e Gil Mendonça.

Na prova feminina Edena Lima, que vence a corrida do berço pela segunda vez consecutiva, desta feita partilhou o pódio com Adalgisa Varela e Ana Furtado.

Em declarações à imprensa, Samuel Freire  disse que esta prova correu “dentro da perspectiva” que tinha e que ficou “muito satisfeito” com a vitória.

“Logo no arranque comecei a ganhar vantagem em relação aos outros competidores, daí foi só gerir a prova até a meta”, declarou.

Relativamente à prova, considerou que foi “um pouco difícil”, visto que tem muitas subidas, mas que se encontrava preparado para a competição.

Por sua vez, Edena Lima considerou que a corrida foi “tranquila”, visto que conhece bem o percurso, embora, segundo a mesma, este ano tivesse “treinado pouco” devido à pandemia da covid-19.

Na categoria dos seis quilómetros  (veteranos), que foi uma novidade nesta edição, o atleta João Fonseca venceu a prova masculina, Crisolita Rodrigues triunfou em feminino, Ivan Fortes  foi o vencedor em  júnior masculinos e  Etelvina da Cruz a vencedora em júnior feminino.

Na prova de seis quilómetros em atletismo adaptado nas disciplinas de T-46 e T-47 (amputados de membros superiores), Carlos Araújo venceu a seguido de José Rosário, Anderson Delgado e Leonel do Rosário.

A Corrida ao Berço já vai na sua décima edição e foi institucionalizada pela autarquia ribeira-grandense como uma “justa homenagem” ao berço da Nação.

Conta com a parceria da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, instituição responsável pela inscrição dos atletas.

Assim como a Corrida da Liberdade, que se realizou a 13 de Janeiro, a Corrida do Berço conta anualmente com a participação dos melhores atletas residentes e não só, sobretudo nas provas de estrada.

DM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos