Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Atletismo: Federação anuncia prémio global de 800 contos para a XIII Corrida da Liberdade

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) confirma a prova dos 100 metros no desporto adaptado e um total de 800 contos em prémios monetários para a XIII Corrida da Liberdade, 13 de Janeiro, cujas inscrições já iniciaram.

De acordo com a FCA, a corrida dos 100 metros no desporto adaptado destina-se a ambos os sexos, mediante inscrições no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, nas horas normais de expediente, com limite máximo de inscritos, por categoria, devido à pandemia de covid-19.

Para além da prova dos 100 metros no desporto adaptado, masculina e feminina, haverá provas de estrada e outra de pista.

A organização vai premiar os cinco primeiros classificados, masculinos e femininos, da prova dos 10 quilómetros com prémios monetários nos valores de 50, 40, 30, 20 e 10 mil escudos respectivamente, perfazendo um total de 300.000 escudos.

Para a prova dos 5 quilómetros (juniores masculinos e femininos) está em jogo um total de 160.000 escudos, divididos em 30, 20, 15, 10 e 5 mil escudos, para os cinco primeiros lugares, quantia também estipulada para a prova dos 7 km (veteranos femininos e masculinos).

Já para a corrida de velocidade, 100 metros (masculinos e femininos) na pista no Estádio Nacional em Achada de São Filipe, os três primeiros classificados, de cada género, vão ser agraciados com valores monetários na ordem dos 20, 15 e 10 mil escudos, respectivamente, perfazendo um total de 90.000.

A prova para cadeirantes, nos 100 metros (masculinos e femininos), coloca também 90.000 escudos em prémios, sendo 20, 15 e 10 mil escudos, respectivamete, para os atletas que atingirem o pódio.

Os prémios monetários, considerados “aliciantes”, são extensivos às diversas posições, em diversas categorias, e vão ser ainda complementados com medalhas, troféus, de entre outras recompensas aos atletas mais destacados.

A prova terá a sua partida no Platô, defronte da Praça Alexandre de Albuquerque, e meta no Largo do Estádio da Várzea e, ao que se sabe, já está a despertar o interesse dos atletas, que já estão a preparar para a competição.

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo.

DM/SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos