Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Atletismo: Câmara da Praia faz balanço “positivo” da XIII Corrida da Liberdade

Cidade da Praia,13 Jan ( Inforpress)- O vereador da Juventude e Desporto da edilidade praiense, Fernando Pinto, fez hoje um balanço positivo da XIII Corrida da Liberdade, a primeira realizada pela nova equipa camarária.

Em declarações à Inforpress, Fernando Pinto enalteceu a adesão dos parceiros e das entidades desportivas, apesar do pouco espaço de tempo para preparar e realizar este evento.

Neste particular, o vereador destacou a “ competência técnica” da Federação Cabo-veridiana do Atletismo (FCA), por ter conseguindo realizar esta prova num contexto de pandemia da Covid-19.

Para o responsável , o contexto em que foi realizada esta corrida elevou o grau de exigência e a capacidade de organização da câmara da Praia, a nível da segurança sanitária, das pessoas e do trânsito.

No entanto, Fernando Pinto disse que o desporto tem uma grande importância na política da nova equipa camarária por ser um congregador da juventude e que leva as pessoas a mudarem de vida.

“ Por isso, a grande aposta desta câmara é a juventude, através do desporto, de modo a chegar a toda a população praiense” , explicou Fernando Pinto, garantindo que a ideia de realizar a Corrida da Liberdade sob o signo da “inclusão” foi conseguida por ter contado com a participação de muitas pessoas e em várias categorias.

Samuel Freire e Edena Lima foram os grandes vencedores da XIII edição da Corrida da Liberdade ao triunfarem na prova dos 10 quilómetros masculinos e femininos, respectivamente.

Na categoria dos 5 quilómetros, Samuel da Veiga, da Assomada, venceu a prova júnior masculina, Elisabeth da Graça (Calheta São Miguel) triunfou em júnior feminina e Crisolita Rodrigues foi a vencedora em veteranos femininos, ao passo que José Monteiro chamou a si o título em veteranos masculinos.

Nos 100 metros, que foi uma novidade deste ano, Adilson Borges venceu a prova masculina e Micaela Rodrigues a feminina.

Na prova de cadeirantes ( 100 metros em cadeiras de rodas) Nilson Pires e Cleidiane Pereira venceram nos escalões masculinos e femininos respectivamente.

A Corrida da Liberdade 2021, organizada pela Câmara Municipal da Praia, com apoio técnico da Federação Cabo-Verdiana de Atletismo, contou com a participação de 213 atletas, entre juniores, seniores e veteranos .

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo a nível nacional e internacional.

OM/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos