Associações da Praia e das Ilhas Canárias com acordo de geminação para a defesa dos direitos humanos da comunidade LGTBI+   

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) – A Associação LGTBI da Praia e a Associação LGTBI das Ilhas Canárias (Espanha) assinam esta tarde um acordo de geminação para a defesa dos direitos humanos dos LGTBI+.

O acordo, de acordo com uma nota de imprensa, acontece no âmbito dos eventos LGTBI PRIDE 2022, sob o lema “Ilhas Canárias e Cabo Verde Unidos pelo Arco-Íris” com a ALTIHAY Fuerteventura favorecido através de um pacto de amizade.

O documento é rubricado três anos depois de colaboração entre ambas as associações e visa criar condições que favorecem a parceria ou pacto de amizade, através de mecanismo de integração altamente eficiente para a melhor defesa dos interesses das comunidades geminadas, respondendo assim às necessidades reais das comunidades LGTBI em Cabo Verde e de Canárias (Espanha).

Por meio deste convénio, ambas as associações reafirmam seu compromisso de respeitar os direitos invioláveis e inalienáveis das pessoas LGTBI, em defesa dos Direitos Humanos contidos na Carta das Nações Unidas e, de forma especial, aqueles que se referem aos LGTBI e à sua dignidade como pessoa e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.

“A rubrica contribui ainda pela busca da igualdade social e à eliminação da discriminação, convictos da importância de ‘unidos pelo arco-íris’, trabalhando por uma sociedade plural e respeitosa, promovendo condições para que a liberdade e igualdade das pessoas e dos grupos em que estão integradas são reais e efetivas”, lê-se no documento.

Realça ainda que são muitas as semelhanças que unem as duas associações, como a proximidade, insularidade ou semelhança de experiências associativas e vitais, destacando-se também a importância de estabelecer laços de solidariedade e cooperação entre a comunidade LGBTI+ de Cabo Verde e das Canárias.

O acordo visa ainda promover a criação de laços permanentes, unindo os esforços de ambas as associações para desenvolver acções conjuntas que revertam para a sociedade e a comunidade LGTBI+ de ambos os países.

Este acto terá o apoio e a presença da embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, da directora-geral dos Assuntos Económicos com África do Governo das Canárias, Nasara Cabrera e do presidente da a Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho.

PC/AA

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos