Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana das Associações Comunitárias (FCAC) já dispõe de um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Educação João de Deus, de Portugal, visando criar contingentes de vagas para a formação e capacitação de estudantes cabo-verdianos.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da FCAC, Denílson Monteiro, diz que a assinatura do protocolo de cooperação, que decorreu hoje na cidade da Praia, reforça a capacidade institucional das organizações juvenis de Cabo Verde e Portugal, bem como a participação bilateral e a disseminação das actividades das duas organizações.
“A assinatura deste protocolo traduz os esforços da FCAC em dar vantagens aos jovens, para que os mesmos possam ter oportunidade de beber da experiência de Portugal, e poder voltar para Cabo Verde e implementar tudo o que aprendeu, e contribuir para o desenvolvimento do País”, informou.
Segundo o presidente da FCAC, esta cooperação é um reforço à formação e capacitação dos jovens, e a FCAC pretende trabalhar com parceiros a fim ajudar os jovens estudantes a não perder as oportunidades de “beber da experiência” estrangeira para criar quadros “cada vez mais” competentes.
“A federação irá trabalhar com todas as organizações intervenientes, no sentido de melhoramos essa questão dos vistos. Pretendemos trabalhar com a entidade do Ensino Superior do país, para vermos junto da embaixada, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Portugal, uma solução na questão do visto para os estudantes”, explicou.
Por sua vez, o presidente da Escola Superior de Educação João de Deus, António de Carvalho, sublinhou que o protocolo pretende facilitar os canais de comunicação para os alunos que queiram continuar os seus estudos em Portugal, quer para uma licenciatura ou para uma formação profissional.
“A Escola Superior de Educação João de Deus oferece um leque diversificado de formações para os jovens, que permitirá seguir carreira com uma bagagem de alta empregabilidade”, disse.
A cerimónia da assinatura do protocolo aconteceu hoje na Escola Secundária Pedro Gomes e contou com a presença do director geral do Ensino Superior (DGES), Aquilino Varela, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, e com uma delegação da Escola Superior de Educação João de Deus.
ES/ZS
Inforpress/Fim.