Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Associação quer plano de acção para facilitar comunidade LGBTI em Cabo Verde

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação Gay Cabo-verdiana disse hoje que a democracia tem existido somente para os heterossexuais e questionou o ministro da Inclusão Social sobre o plano de acção para facilitar a comunidade LGBTI em Cabo Verde.

“Por isso, a demanda é a criminalização da LGBTI fobia (…) em benefício dos seres humanos, ou seja, para penalizar tudo aquilo que os penaliza no sentido laboral, verbal e físico”, explicou.  

Anita Faiffer fez estas declarações à imprensa, durante um desfile de carro alegórico que a associação realizou na Cidade da Praia, reivindicando a criminalização da “LGBTI fobia para a dignificação de qualquer ser humano”.

O evento aconteceu no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo (LGBTI), que se assinala a 28 de Junho, sendo este ano celebrado sob o lema “o amor sempre em foco”.

A actvista apontou ainda morosidade dos tribunais para decidir sobre casos de discriminação e agressões à comunidade LGBTI, lamentando que, nestes casos, “o agressor nunca é condenado”.

Para a materialização dos seus direitos e sensibilização da sociedade, “Anita Faiffer informou que a Associação Gay Cabo-verdiana tem feito trabalhos de desmistificação da sigla LGBTI, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e o uso de preservativos, em parceria com CCS- Sida e a Verdefam.

O orgulho gay, também conhecido como orgulho LGBT, é o conceito que apoia os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais a terem  orgulho da sua orientação sexual.

O movimento de orgulho gay teve início depois da Rebelião de Stonewall em 1969, quando os homossexuais enfrentaram oficiais da polícia de Nova York dentro de bares. Este movimento luta pelos direitos LGBT, e actuam na defesa do reconhecimento da igualdade entre todos os cidadãos. 

Entre os símbolos do orgulho gay estão a bandeira arco-íris, a letra grega lambda, o triângulo rosa, e a borboleta. 

O Dia Internacional do Orgulho Gay é celebrado em 28 de Junho, em diversos países ao redor do mundo.  

OM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos