Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Associação Praia Negra apela à “intervenção urgente” relativamente ao descarte de esgoto na Praia Negra

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – O presidente da Associação Praia Negra apelou à intervenção urgente das autoridades na resolução da situação da Praia Negra, por causa do descarte de várias redes de esgoto que colocam em perigo a saúde pública.

Em declarações à Inforpress, Hamilton Nogueira afirmou que a situação da Praia Negra, na Cidade da Praia, está cada vez “mais preocupante” porque neste momento recebe o descarte de três redes de esgoto, considerando ainda ser mais grave que esta esteja a ser contaminada com o esgoto do Hospital Agostinho Neto.

“A situação da Praia Negra está cada vez mais preocupante porque agora ela recebe o descarte do esgoto do hospital Agostinho Neto, o que é triste. Recebe as águas da empresa Cavibel e ainda há uma terceira  rede que vem da ribeira de Lém Ferreira. Neste momento temos uma situação diferente porque há muitos anos a praia não tinha areia, era somente pedras, mas agora a natureza resolveu nos presentear, o que é muito bom e merece atenção porque o verão está se aproximando e teremos mais uma opção para os banhistas”, afirmou.

Segundo avançou, a Associação Praia Negra, que surgiu em 2019, tem agendado a realização de uma intensa campanha de limpeza de sete dias para retirar a quantidade de lixo que lá se encontra e proporcionar aos pescadores e arrastadores que frequentam a referida praia um ambiente melhor.

“Queremos realizar uma campanha de limpeza intensa de uma semana para tirarmos o lixo. A nossa preocupação é a protecção marinha e o risco para a saúde pública porque a praia esta contaminada, consumimos peixes contaminados e futuramente teremos um outro problema que  é a nossa saúde e parece que ninguém está preocupado com esta situação que está a agravar-se a cada dia”, criticou.

Conforme reforçou, a Praia Negra é uma praia de referência e a situação que se encontra é lamentável porque, para além de se estar a destruir a área marítima, está-se a afectar a saúde pública dos praienses.

“É uma praia de referência e é considerada os olhos da capital porque é a primeira impressão que temos da nossa cidade, é o primeiro lugar que vemos quando chegamos à capital de barco, daí que não faz sentido estarmos a ignorar esta situação grave que precisa de uma intervenção urgente”, apelou.

Destacou a importância de garantir a protecção marinha e a saúde dos que frequentam a Praia Negra, realçando que as autoridades contactadas pela referida associação se mostraram disponíveis na resolução deste problema que poderá ser irreversível no futuro.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos