Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ANMCV assina contratos-programa com sete municípios para valorização de espaços públicos

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) assinou hoje, na Cidade da Praia, contratos-programa com sete municípios, visando a implementação de projectos urbanísticos no espaço público, financiados pela União Europeia.

Os municípios contemplados são Tarrafal de Santiago, São Domingos, Santa Cruz, São Miguel, Porto Novo e Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, cujos projectos foram seleccionados de entre 13 concorrentes ao Fundo de Apoio a Boas Práticas Urbanísticas, no âmbito do projecto “Valorizando o nosso espaço público”.

Trata-se de um projecto celebrado, há dois anos, entre a ANMCV e a União Europeia com financiamento de 500.000 euros e que aposta no fortalecimento do poder local como pilar de um “bom funcionamento” da democracia e de serviços públicos “de qualidade”.

Neste sentido, a assinatura hoje dos contratos programa com os municípios é, segundo o presidente da ANMCV, Herménio Fernandes, um momento “muito importante” para os concelhos contemplados, dado ao impacto desses projectos, sobretudo na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.  

Ainda segundo Herménio Fernandes, os projectos visam claramente cumprir objectivos “importantes” de humanização dos espaços públicos, além de um conjunto de intervenções que tornarão estes espaços “mais inclusivos” e, deste modo, permitir que as pessoas possam aceder a espaços públicos com “mais qualidade”.

“É mais um projecto que estamos a conquistar junto de um parceiro internacional que acarinhamos, que é a União Europeia, que tem ajudado Cabo Verde, particularmente os municípios cabo-verdianos na concretização de várias metas e objectivos que visam melhorar a qualidade de vida nos territórios”, sublinhou o também presidente da Câmara Municipal de São Miguel.  

Os projectos contemplados versam seis acções, entre elas “Requalificação do Parque infantil da Praça dos Paços do Concelho de Santa Cruz: Espaço inter geracional”, “Valorização do Parque do Monte Gordo”, “Criação de espaços públicos de lazer e recreio no bairro de Manguinho” e “Transforma o bairro de Covoada em um bairro actrativo e funcional, de forma sustentável e inclusiva”.

“Recuperação e criação de espaço de lazer e desporto de Rui Vaz” e “Construção da casa do condutor e arborização da cidade do Tarrafal com fruteiras são outros dos projectos contemplados”.

ZS/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos