Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Fase regional da taça de Cabo Verde em xadrez arrancou hoje na Ribeira Grande (ACTUALIZADO)

Ribeira Grande, 23 Abr (Inforpress) – A fase regional da Taça de Cabo Verde em xadrez arrancou hoje, até ao dia 02 de Maio, na sede do Rosariense, na cidade da Ribeira Grande, Santo Antão, organizada pela associação local da modalidade.

Nesta competição regional, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) e com a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), participam 13 xadrezistas dos concelhos da Ribeira Grande e do Paul que vão disputar a partir de hoje, a primeira fase regional em Santo Antão

O presidente da Associação de Xadrez de Santo Antão, Arlindo Rodrigues, disse à Inforpress que o propósito é estimular e massificar a prática do xadrez, reintroduzindo a prática dessa modalidade na ilha de Santo Antão. 

“Queremos estimular o jogo do xadrez em Santo Antão, porque devido a situação pandémica que estamos a viver no país este desporto estava em baixa na ilha”, explicou Arlindo Rodrigues. 

A mesma fonte afiançou que não será permitida a presença de muitos assistentes no evento, mas garantiu que, futuramente, quando a situação da covid-19 estiver controlada, o evento será alargado a toda a ilha. 

Por sua vez o vereador do desporto da CMRG, Paulo Rodrigues, disse estar muito satisfeito porque o xadrez sempre teve uma certa dinâmica no concelho. 

“Agora estamos a retomar esta dinâmica porque há grandes jogadores e também queremos promover a criação de escolas de iniciação com uma política mais alargada aos clubes federados para criar escolas de xadrez na ilha”, frisou o autarca. 

LFS/HF 

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos