Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde propõe transformação brevemente numa Ordem Profissional

 

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) –   A transformação numa ordem profissional, a curto prazo, figura como o principal objectivo da Associação de Fisioterapeutas da Cabo Verde (AFCV), cuja    apresentação pública dos seus órgãos sociais foi realizada hoje, na Cidade da Praia.

Dalva Correia, que falava na cerimónia de apresentação da associação, na qualidade de presidente, explicou que a transformação da mesma numa ordem profissional é no sentido de se ganhar uma maior legitimidade junto da sociedade, assim como estabelecer uma legislação que reflita para um cuidado de saúde de excelência a nível da fisioterapia.

Por isso, apelou o envolvimento mais efetivo, activo e interventivo dos associados, uma vez que, conforme disse, os profissionais têm que “dar mais” para exigir melhores condições para esta associação “que está a dar os seus primeiros passos”.

De acordo com a presidente da AFCV, esse apelo é dirigido também ao Ministério da Saúde, despertando para a necessidade da criação de melhores condições a nível de enquadramento e na carreira profissional.

De entre outros desafios, Dalva Correia apontou a realização do “FisioCenso” para se saber exactamente o número dos profissionais existentes no país, onde estão, o nível de formação académica e quais os estabelecimentos que prestam cuidados fisioterapêuticos.

Entretanto, informou que segundo números não oficiais existem mais de uma centena de   fisioterapeutas em Cabo Verde, sendo que a maioria trabalha na ilha de Santiago e no sector privado.

A Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde foi criada com o intuito de promover melhor prestação de cuidados de saúde à população e para uma maior integração e dignificação da carreira profissional dos fisioterapeutas do país.

A eleição dos órgãos sociais aconteceu em Dezembro de 2016 e foi reconhecida oficialmente a 31 de Maio de 2017, inserido no Boletim Oficial no 27, II série.

OM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos