Associação com “boas perspectivas” na regulamentação das actividades de cinema e audiovisual no País (c/áudio)

Cidade da Praia, 02 (Inforpress) – O presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) destacou hoje a importância da regulamentação do sector no País, daí a necessidade de conhecer outras realidades e implementá-las a nível nacional.

Júlio Silvão Tavares fez esta consideração à imprensa, no lançamento do II Webinar Internacional sobre o Cinema e o Audiovisual, evento que acontece de hoje a quinta-feira, 04.

Na ocasião, explicou que a Lei do Cinema foi aprovada no ano passado, mas que ainda pouca gente a conhece, apontando que a organização quer conhecer as outras realidades que regulamentaram o mercado antes de Cabo Verde para conhecer as dificuldades e evitar cometer os mesmos erros.  

“Qualquer regulamentação é sempre importante, porque orienta as pessoas no que diz respeito à própria actividade regulamentada, e no caso do cinema e do audiovisual não é excepção”, disse, acrescentando que o arquipélago é um País “atraente” e certamente que vários realizadores e produtores virão fazer rodagem dos seus projectos.

Por outro lado, frisou, é preciso também regulamentar o mercado de financiamento, de produção e de co-produção, pois, sublinhou, os profissionais do sector estão sempre à procura de sinergias para concretização dos seus projectos em diferentes países.

Nesta linha, salientou, o webinar irá contribuir para recolher subsídios respeitantes à adaptação à nova realidade de regulamentação do mercado do cinema e audiovisual.  

Além disso, procura entender a actividade cinematográfica nos centros de ensino, no sentido de potencializar e direccionar para o ensino e aprendizagem, como também no que diz respeito à circulação do cinema e do audiovisual no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“A nossa perspectiva é conseguir ter, de facto, bastantes subsídios e disponibilizar às instituições, da cultura e educação, para que possamos produzir, com êxito, as nossas acções, em benefício do ensino e aprendizagem”, sustentou.

Neste círculo do webinar participam realizadores, produtores, programadores, especialistas e estudiosos do cinema e do audiovisual de Cabo Verde, Brasil, Guiné Equatorial e Portugal, que ao mesmo tempo assinala o Dia mundial do Cinema, 5 de Novembro, e o X aniversário da ACACV, que se comemora no próximo ano, dia 31 de Março.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos