Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género (ACLCVBG) socializou hoje junto dos parceiros o Plano Nacional Estratégico 2024-2028 que estabelece como prioridade o combate à violência e prática contra mulheres e a sustentabilidade da organização.
Em declarações à imprensa, no âmbito do seminário de validação do documento estratégico, na Cidade da Praia, a presidente, Vicenta Fernandes, esclareceu que diante dos desafios impostos a uma associação sem fins lucrativos que vem trabalhando “aleatoriamente”, decidiu-se criar um plano de alinhamento para os próximos cinco anos.
O instrumento define como prioridade, explicou, os mecanismos de busca de financiamento internos e externos para os projectos da organização, com o intuito de atingir a meta de “zero mortes e zero violência e práticas nocivas” com as mulheres em Cabo Verde.
“O documento prevê a interação da associação com outras organizações desde Governo, institutos, os organismos que estão mais ligados a violência com base no género, mas também o contacto intenso com organizações homólogas internacionais que já têm mais experiência de trabalho na área”, avançou, realçando que necessitam de mais recursos sobretudo para o empoderamento económico dessas mulheres.
“A sociedade tem as condições de participar no desenvolvimento e também ser um motor de transformação. A nossa missão desde a primeira hora da criação da associação era ter um plano estratégico, mas não é fácil porque implica recursos tanto financeiro como humano” acentuou.
Segundo Vicenta Fernandes, a associação vem desenvolvendo diversas actividades com foco na juventude, crianças e principalmente envolver a comunidade e os homens na luta contra a violência baseada no género.
LT/ZS
Inforpress/Fim