Associação Cabo-verdiana de Lisboa e Sociedade Cabo-Verdiana de Autores promovem em Lisboa a I Semana de Arte Integrada

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – A Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACV) e a Sociedade Cabo-Verdiana de Autores (SOCA) realizam várias actividades culturais durante a I Semana de Arte Integrada que decorre de 21 a 29 em Lisboa (Portugal).

Segundo uma nota enviada à Inforpress, a semana arranca com a inauguração de uma exposição colectiva de pintura e projecção vídeo sobre as artes plásticas em Cabo Verde e uma feira do livro editado em Cabo Verde.

No mesmo dia, está prevista a apresentação da revista “SOCA Magazine” e de vídeos especiais das actividades promovidas pela SOCA, como o “Pôr-de-Sol Poético” na Presidência da República em 2013 e uma homenagem a Titina Rodrigues.

A noite termina com uma sessão musical com Kaká Barbosa e George Tavares, declamação de poesia com Danny Spínola e o Grupo Tapoé.

Já no segundo dia, 22, a sede da ACV, em Lisboa, acolhe a partir das 17:00 (horário local) um Pôr-de-Sol cultural em homenagem aos poetas luso-cabo-verdianos, nomeadamente Daniel Filipe e António Pedro Costa, ao escritor Henrique Teixeira de Sousa e a compositora Tututa Évora.

Ainda está previsto um recital de poesia com Mário Máximo, Regina Correia, Danny Spínola e Grupo Tapoé, sessão musical com o trio composto por Carla Correia, Charlie Mourão e Banda e ainda gastronomia, e entrega de diplomas de louvor da SOCA.

De acordo com a programação, no dia 26, será feita a apresentação dos livros “Caminhos Cantantes” e “Descantes da Minha Ribeira”, de Kaká Barbosa, por Carlota de Barros e Mário Matos.

Em seguida, Kaká Barbosa apresentará a sua faceta com cantor e declamador de poesias.

No dia 28, os professores Pires Laranjeira e Anabela Almeida farão a apresentação do livro “Germinações e outras restituições de Março”, m de José Luís Hopffer Almada, editada pela SOCA Edições.

Os escritores Adolfo Maria e Maria Raquel Álvares farão uma homenagem, a título póstumo, ao artista plástico, escritor e poeta António Pedro, por ocasião do 110º aniversário do seu nascimento e 90º anos sobre a publicação do seu livro “Diário”.

Para o último dia, 29, está agendada uma sessão de evocação do Kolá sanjon como património cultural cabo-verdiano e apresentação de livro relativo à matéria e actuação do grupo Kolá Sanjon, da Associação Cultural Moinho da Juventude.

Será feita ainda a apresentação do livro “Uma Partícula da Lira Cabo-verdiana”, de Francisco Xavier da Cruz (B. Léza), a cargo de Veladimir Romano da Cruz, com actuação de Armando Tito e o Grupo Coral Voz terra.

A semana de Arte Integrada encera com um jantar e apresentação do novo site, do newsletter e da revista cultural online da ACV.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos