Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Assembleia Nacional quer reactivar protocolo de cooperação com Brasil nos diversos sectores

Cidade da Praia, 11 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, enalteceu hoje o nível de relações históricas e amizade entre Cabo Verde e Brasil, adiantando que os parlamentos dos dois países vão reactivar o protocolo de cooperação nos diversos sectores.

O chefe da casa parlamentar avançou estas informações, em conferência de imprensa, realizada esta tarde na Cidade da Praia, para falar sobre o encontro com o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Artur Lira, que fez uma escala técnica no aeroporto internacional Nelson Mandela, na madrugada desta segunda-feira.

Durante o encontro, prosseguiu, foi possível passar em revista aquilo que têm sido as acções em matéria de cooperação e diplomacia parlamentar entre Cabo Verde e Brasil.

“Nós temos cooperação nos mais diversos pilares sobretudo nos pilares da educação e formação com milhares de alunos já formados no Brasil, temos também a nível da defesa e da segurança marítima com programa de cooperação com o Brasil, há programa de cooperação entre as duas policias judiciárias e também neste momento há uma missão naval do Brasil junto da Guarda Costeira de Cabo Verde”, referiu.

Lembrou, que a nível do parlamento, em 2009, foi assinado um protocolo entre as duas assembleias nacionais, mas que esta parceria ficou estagnada, daí, a iniciativa de ambas as partes em retomar esta cooperação.

“Queremos reactivar este protocolo de cooperação, manifestamos a nossa total abertura para esta cooperação profunda e profícua com o Brasil e também da parte do nosso homologo houve esta manifestação e vamos criar uma comissão conjunta entre os dois parlamentos para que possamos levar a cabo programas e projectos de cooperação a nível parlamentar dos mais diversos sectores”, informou.

Sem, no entanto, avançar a data específica para a concretização deste objectivo, Austelino Correia explicou que o primeiro passo desta iniciativa será a criação da referida comissão que irá apresentar propostas concretas para a retoma da parceria.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos