Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – O novo secretário-geral da Assembleia Nacional, Angelino Coelho, prometeu hoje, na Cidade da Praia, uma postura de “equilíbrio e equidistância”, num quadro de relacionamento sereno e colaborante com todos os sujeitos parlamentares.
A afirmação foi feita no seu discurso de tomada de posse, onde garantiu que essa promessa é movida pela importância dos partidos políticos enquanto colunas estruturantes da democracia, bem como na consciência e no acolhimento de todos e cada um na sua idiossincrasia.
“É na diversidade que concentramos a resposta mais democráticas para as questões sociais mais importantes”, justificou Angelino Coelho, considerando a diferença e a diversidade como elementos essenciais para a democracia.
Angelino Coelho, que substitui Paulo Lima nesta função, lembrou da importância da secretaria geral no funcionamento da Assembleia Nacional, considerando que em diversos momentos é “rosto” do parlamento cabo-verdiano.
“Do nosso empenhamento, engajamento e sentido de responsabilidade institucional dependem o sucesso do nosso trabalho, por isso podem contar com um parceiro que, em todas as circunstâncias, vai primar pelo diálogo no tratamento de todos os desafios”, prometeu.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, enalteceu o acto de empossamento pela “extrema importância” da função de secretário-geral dentro da casa parlamentar cabo-verdiana.
Isto porque, conforme apontou, tem a função de, no âmbito administrativo, assessorar os grupos parlamentares, as comissões especializadas e os deputados.
“Portanto (…) em todas as acções parlamentares temos o suporte fundamental da secretaria geral da Assembleia Nacional com as cinco direções e 14 divisões, sob a direção do secretário-geral”, precisou.
O novo secretário-geral da Assembleia Geral é mestre em Direito.
OM/JMV
Inforpress/Fim