Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ary Kueka lança seu primeiro álbum intitulado “Sampadiu”

Cidade da Praia, 09 Jun (Inforpress) – O cantor e compositor santantonense Ary Kueka lança esta sexta-feira, 11, o seu primeiro álbum intitulado “Sampadiu” juntamente com um vídeo clip denominado “Recicla”.

Em declarações à Inforpress, Ary Kueka explicou que “Sampadiu”, que dá nome a um dos singles, é uma mistura da linguagem, estilo e ritmo (tabanca, morna, funaná) de todas as ilhas e, portanto, engloba sampadjudo e badio.

O músico disse ainda que o álbum, que conta com 12 faixas, duas das quais são inéditas, retrata toda a sua experiência e vivência sentida nas ilhas do arquipélago, tendo destacado “Mambia” que é uma homenagem a sua falecida avó.

Destacou também “rimas sem valor” que fala do “amor que rima com dor, mas é uma rima sem valor”, “escravatura moderna” que fala como ainda a nação cabo-verdiana tem “tendência” para ser “dependente” de outros povos.

“Há também uma faixa designada “recicla” que fala que nós seres humanos reciclamos lixo, mas não estamos a reciclar a nossa consciência e os sentimentos, nomeadamente, o amor ou seja reciclamos o material e o imaterial não”, reflectiu o artista.

O músico conta que está no mundo da música desde criança, mas só agora a oportunidade da gravação do disco surgiu e até já tinha pensado em desistir.

“Eu estava mais focado nas composições, artistas de renome como Tito Paris, Ceuzany já gravaram composições minhas. Estava mais a compor porque não tinha tido oportunidade de gravar disco, mas o Ministério da Cultura, abraçou este projecto e o próprio ministro Abraão Vicente me incentivou a não desistir”, frisou.

Segundo Ary Kueka, o álbum é a representação de um sonho realizado, pelo que espera que o mesmo tenha o seu espaço no mercado musical e que a mensagem seja transmitida e compreendida, descerrando assim outras portas.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos