Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha “Se kel k bo é” para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Cidade da Praia, 10 de Set (Inforpress) – Os artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha “Se kel k bo é” para assinalar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e passar uma mensagem para os jovens de aceitação, amor próprio e de encontrar um propósito.

Djam Neguin, que falava à imprensa no âmbito do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que se assinala hoje, 10 de Setembro, sob o lema “Se kel k bo é” (ser você mesmo), ressaltou que a prevenção do suicídio deve ser realizada de “forma multidisciplinar, com cuidado e atenção”.

Segundo o mesmo, a campanha “Setembro amarelo” acontece anualmente, acrescentando que desde o ano transacto, em parceria com artista Batchart, resolveram dar os seus contributos a essa causa.

“Se kel k bo é – Setembro Amarelo” surgiu de uma música criada por Djam Neguem e Batchart.

“Queríamos, através da música, passar uma mensagem para os jovens, (…) de aceitação, amor próprio, de encontrar um propósito”, afirmou o artista.

Para ele, a música, “Se kel qui bo”, onde fala da auto-aceitação e apela às pessoas a ter um equilíbrio “mental e emocional necessário para poderem ultrapassar desafio de vida”.

Segundo aquele músico, durante a pandemia muitas pessoas deixaram de trabalhar, jovens sem perspectivas de vida e, sobretudo, pessoas em casa correndo o risco de desenvolver depressões e transtorno mentais. e acharam que seria um momento ideal para fazer um acasalamento entre a campanha, “Setembro Amarelo” e “Sê kel ki bu é”

“Setembro Amarelo” começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Para Batchart, a música tem a ideia de chamar atenção das pessoas sobre a saúde mental e a sua importância no seu todo.

No seu entender, querem utilizar a arte de uma forma mais abrangente possível, e diferente linguagem para falar sobre a saúde mental.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objectivo de prevenir o acto do suicídio, através da adopção de estratégias pelos governos dos países.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio está entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até aos 35 anos. A taxa de suicídio é maior nos homens do que nas mulheres.

AT/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos