Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Artistas Djam Neguin e Batchart lançam campanha de prevenção ao suicídio “Sê Kel K Bo É” (c/áudio)

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – Os artistas Djam Neguin e Batchart lançaram hoje uma campanha de prevenção ao suicídio, intitulado “Sê Kel K Bo É – Setembro Amarelo” na qual durante 21 dias pretendem realizar acções de sensibilização para prevenir o suicídio no País.

Em declarações à Inforpress, Djam Neguin explicou que “Sê Kel K Bo É” (Seja aquilo que és), antes de ser uma campanha, é uma música de colaboração entre os dois artistas, que fala da temática da auto aceitação, e devido a mensagem que querem passar com este ‘single’ resolveram associá-lo ao mês de prevenção do suicídio.

Os dois artistas escolheram o dia de hoje, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, para lançar esta campanha, que tem como objectivo despertar a consciência das pessoas, levando mensagem de “empoderamento e de conforto”, e gerar um debate sobre esta temática, ainda mais neste contexto em que o mundo vive da pandemia de covid-19.

“Como sabemos são várias as consequências da covid-19, entre elas o desemprego, o distanciamento, a crise, etc, e as pessoas estão realmente com a sua saúde mental comprometida e então nada como, agora, fazer com que essa música seja uma espécie de hino e de campanha para levar as pessoas um pouco de motivação, de esperança e de ânimo”, explicou.

De hoje até o dia 30, os artistas vão lançar várias actividades nas redes sociais e na comunicação social e ainda vão desenvolver acções de sensibilização nos bairros de Tira Chapéu, Achada Grande Trás e Safende, na Cidade da Praia.

“Como cuidar de si, como lidar com questões negativas, como reconhecer nos outros sinais que não estão bem, como a comunidade pode lidar com a questão da saúde mental”, são algumas dos temas que pretendem debater com os jovens destas comunidades.

Transmissão de videoclipe nas televisões e do ‘single’ “Sê Kel K Bo É” nas rádios, passagem de testemunhos de pessoas que passaram por esta experiência também fazem parte das acções a serem desenvolvidas.

O videoclipe do tema será lançado no dia 21 e o projecto encerra-se com a distribuição de fitas amarelas no Platô, na cidade da Praia, no dia 30.

A campanha “Sê Kel K Bo É” conta com a parceria da Cruz Vermelha de Cabo Verde, a Presidência da República, através da “Campanha menos álcool, mais vida”, do Instituto Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Família e Inclusão Social e da Clínica Equilíbrio.

A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides), Safende “Tudo Hora”, Associação Pelourinho, equipas de psicólogos e profissionais de saúde, também apoiam esta campanha.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio contabiliza cerca de 800 mil mortes, por ano em todo o mundo, sendo que mais de 75 por cento (%) ocorre em países de baixa renda.

A redução da mortalidade por suicídio é um imperativo global e faz parte do compromisso global com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável de reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio da prevenção e tratamento e da promoção da saúde mental e do bem-estar.

Em Cabo Verde, a taxa de suicídio conforme dados ronda os 12,3%.

O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio visa sensibilizar e convocar os países-membros da Organização Mundial da Saúde para a definição de estratégias destinadas a prevenir o suicídio, que constitui um problema de saúde pública.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos