Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Artista Adê Costa lança novo single “Áfrika” que retrata o racismo sofrido por imigrantes africanos ao redor do mundo

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – O artista maiense Adê Costa lança nas plataformas digitais o seu novo single intitulado “Afrika” que retrata o racismo sofrido por imigrantes africanos e afrodescendentes ao redor do mundo e um “episódio racista” que viveu na Europa.  

Em comunicado enviado à Inforpress, o cantor explica que este single foi gravado em parceria com a cantora Alana Sinkey, de Guiné Bissau, e o cantor Nayaban, do Senegal, e simboliza um “grito de desabafo” de um momento que viveu na Europa e uma chamada de atenção dos africanos para uma profunda autocrítica sobre a sua perspectiva sobre o continente africano e sobre si mesmos. 

“A ideia da canção ‘Áfrika’ surgiu justamente após uma situação racista sofrida por mim diante da polícia espanhola, onde estive literalmente com armas apontadas para minha cabeça em plena luz do dia. Após 14 anos vivendo na Europa, posso dizer que enfrentei muitos momentos difíceis, além desse, sendo um imigrante negro e africano”, afirmou. 

Esses momentos difíceis, prosseguiu, ocasionaram muita angústia, tristeza e indignação, salientando que ao invés de somatizar esses sentimentos, decidiu dar o seu “grito” contra tanta hostilidade, preconceito e racismo através da música, com uma mensagem que realmente pudesse fazer as pessoas reflectirem. 

O artista salientou que “Áfrika” precede dois acontecimentos importantes, sendo a participação de Adê no Festival Grec, em Barcelona, que acontecerá no dia 21 de cujo tema é sobre África e imigração e o lançamento do novo álbum do artista, “Hello Cabo Verde”, em Outubro deste ano. 

Adê revelou ainda que o seu novo single é cantado em wolof, em crioulo cabo-verdiano, em crioulo guineense e em espanhol, uma forma no seu entender de transmitir a diversidade e união cultural. 

CM/DR 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos