Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Arquivo Nacional de Cabo Verde assinala dia Internacional dos Arquivos com diversas actividades

Cidade da Praia, 04 Jun (Inforpress) – O Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV) comemora o Dia Internacional dos Arquivos, assinalado no dia 09, com uma aula magna aos alunos, visita guiada e exposições, como forma de promover a instituição e o trabalho dos seus arquivistas.

Sob o lema “Projectar os arquivos no século 21”, segundo o conservador do ANCV, José Maria Borges, o objectivo destas actividades é dar a conhecer às pessoas e à comunidade, em geral, o trabalho que se realiza profissionalmente no Arquivo.

“O objectivo é contribuir, participar e divulgar, com o mundo, o papel e a importância dos arquivos. Graças ao Dia Internacional dos Arquivos é possível sensibilizar o público sobre a importância dos arquivos, e melhorar a percepção que se pode ter dos arquivos e aumentar a sua visibilidade de uma forma global”, disse.

As actividades tiveram início, no dia 01, com uma visita guiada das crianças, filhos dos funcionários do ANCV e da Associação Pelourinho da Achada Grande Frente, ao arquivo e para hoje está previsto um encontro de reflexão dos profissionais do ANCV com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Para quarta-feira, 05, o Arquivo recebe a Escola Básica Integrada de Porto Mosquito para uma visita guiada e na ocasião será feita a apresentação da exposição: “A Cultura das Ilhas nos Selos Postais de Cabo Verde (1983-2007)”.

Na sexta-feira, 07, é a vez dos alunos do Curso Gestão do Património Cultural da Universidade de Cabo Verde assistirem uma aula teórico-prática sobre os arquivos, “Conhecer o Arquivo: Noções gerais de arquivo” como organização e armazenamento, consulta de documentos no ANCV e métodos de pesquisa.

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em Novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente em 09 de Junho de 1948 que a Unesco criou o CIA.

O objectivo da criação do Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam acções de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo e, sobretudo, para que os arquivistas se reúnam para celebrar a importância e os êxitos da profissão.

Desde a sua criação, o Conselho Internacional de Arquivos tem como objectivo alertar a opinião pública para a importância que os arquivos assumem como instituições de memória das nações e das sociedades. O património arquivístico constitui um testemunho único sobre o desenvolvimento económico, político, social e cultural da humanidade.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos