Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARME promove feira/exposição pedagógica sobre direitos e deveres dos consumidores

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – A coordenadora do Gabinete de Mediação e Apoio ao Consumidor da ARME, Carine Monteiro, informou hoje que a instituição, em parceria com Adeco, vai promover sábado, 14, uma feira/exposição pedagógica sobre os direitos e deveres dos consumidores.

O evento, a realizar-se na Rua Pedonal, no Platô, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Consumidor, acontece este ano sob o lema “Consumidor sustentável” numa óptica de que a população mundial deve enveredar por usos racionais de recursos, visando a defesa do planeta.

“Pensamos a realizar a feira, porque é um sistema onde conseguimos estar próximo do consumidor para informar e sensibilizar, numa óptica pedagógica, sobre o consumo sustentável dos bens e serviços que lhes são postos à disposição”, disse.

A intenção, realçou Carine Monteiro, é informar ainda os visitantes sobre as competências da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) em matéria da regulação económica e técnica, que se quer “de excelência, rigorosa e transparente”.

Ainda segundo aquela responsável, o lema deste ano tem o propósito de “aumentar a eficiência” de recursos e comércio justo, contribuindo, assim, para aliviar a pobreza e permitir que todos possam desfrutar de uma boa qualidade de vida, através de acesso aos alimentos, água, energia, saúde, comunicação, transportes e muito mais.

Porém, para alcançar este objectivo, explicou, é preciso haver união a nível mundial em torno da protecção do planeta, a ponto de se proporcionar às gerações futuras melhores condições sociais e humanas.

O Dia Mundial do Consumidor foi instituído a 15 de Março de 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, visando garantir a protecção dos interesses dos consumidores norte-americanos.

Em 1985, 23 anos depois do discurso do presidente Kennedy, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou o dia 15 de Março como o Dia Mundial do Consumidor.

PC/AA

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos