Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARME promove debate sobre mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação

Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) – Mulheres ligadas ao ramo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) reúnem-se esta quinta-feira, por videoconferência, para partilharem as suas experiências e falar da importância desta área para o empoderamento no feminino e desenvolvimento do País.

Promovida pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), o evento acontece no âmbito do Dia Mundial das Mulheres nas TIC, celebrado a 23 de Abril, sob o lema: “Expandir horizontes, mudar atitudes”.

De acordo com o comunicado da ARME, a Webinar (videoconferência via internet), será transmitida ao vivo no Facebook da agência, subordinada ao tema: “As TIC enquanto ferramentas de mitigação e combate à infoexclusão de género”.

O certame, aponta a mesma fonte, que decorre numa “altura difícil” pela qual o mundo passa por causa do novo coronavírus, visa incentivar as mulheres e meninas dos diferentes países membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT) a se enveredarem por esta profissão, na medida em que a “maioria esmagadora dos profissionais” desta área são do sexo masculino.

“Este ano, em virtude da covid-19, a ARME promove este evento, com as participações de mulheres ligadas às TIC que, a partir das suas casas e em interacção com as internautas via Facebook, vão partilhar as suas experiências e falar da importância desta área de conhecimento para o empoderamento no feminino e desenvolvimento do país”, lê-se na nota.

O encontro conta com a  participação da directora do Departamento de Gestão e Controlo de Espetro Radioelétrico da ARME, Ana Lima, presidente da CV DIGITAL, Elcelina Silva, presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), Rosana Almeida, para além de Suzete Centeio, do Departamento das Tecnologias de Informação na ARME.

Ana Lima irá falar sobre as medidas para promover a inclusão digital das mulheres, Rosana Almeida irá partilhar as perspectivas da instituição sobre a  utilização das tecnologias no combate à Violência Baseada no Género (VBG)  e empoderamento económico e político de meninas e mulheres em Cabo Verde, e Elcelina Silva irá olhar para a educação disruptiva e o empoderamento económico das mulheres, avança a mesma fonte.

O  “Girls in ICT Day” (as mulheres no dia das TIC) é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações e tem por objectivo aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreira na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).

AV/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos