Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARME passa a produzir estatística oficiais sobre comunicações electrónicas no País (c/áudio)

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) –  A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) vai passar a produzir, trimestralmente, dados estatísticos oficiais sobre comunicações electrónicas, depois de ter obtido o aval do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente do conselho de administração da ARME, Isaías Barreto, tendo informado que, no passado dia 11, o INE, responsável pela produção das estatísticas oficiais, aprovou e validou o documento metodológico da operação estatística comunicações electrónicas da ARME.

Este documento, de acordo com uma nota de imprensa, foi desenvolvido em linha com os princípios, normas e padrões nacionais e internacionais de qualidade de produção estatística.

O parecer técnico do INE, segundo a mesma fonte, diz que o documento “está bem conseguido, abrangendo globalmente os aspectos essenciais da operação estatística com a natureza aproveitamento de dados administrativo” para a produção e dados, informações estatísticas.

A ARME recolhe dados diversos sobre os sectores que regula para apresentar o relatório de cada sector trimestralmente, mas, segundo disse à Inforpress Isaías Barreto, agora querem produzir estatísticas oficiais dos sectores regulados, por isso solicitaram esse parecer ao INE.

“Nós seguimos os trâmites definidos pelo INE, produzimos este documento metodológico e enviamos ao INE que deu o seu parecer favorável. O objectivo é nós passarmos a produzir estatísticas oficiais e começamos com o sector das comunicações electrónicas”, afirmou.

Para além deste sector, avançou que a ideia é também passar a produzir dados oficiais sobre os outros sectores que regulam, nomeadamente energia, água e saneamento e transportes colectivos de passageiros.

Mesmo com a autorização para produzir estes dados, sublinhou que isso não isenta o INE de continuar a fazer o seu trabalho.

Contudo, vão partilhar os dados com o INE para que possa haver uma sinergia entre as várias instituições que produzem estatísticas.

Neste momento, a ARME produz trimestralmente o relatório estatístico sobre as comunicações electrónicas e a ideia é com a mesma regularidade produzir os dados estatísticos.

“Queremos montar o sistema para que em quase tempo real possamos ter essas informações, mas a ideia é trimestralmente continuamos a produzir esses dados” frisou.

Este processo faz parte do Projecto de Sistema de Informação Estatística Multissectorial da ARME, iniciado em Dezembro de 2019, e que envolveu todos os ‘stakeholders’ do sector.

O projecto engloba quatro elementos fundamentais, designadamente, a preparação e validação das operações estatísticas de todos os sectores e a sua divulgação através de Sistema de Business Intelligence, montagem de um Laboratório de Estatística-Previsão e Data Analytics, agenda estatística (open-data) e de estudo 2020-2023, e planeamento do Gabinete de Estudos e Estatística.

AM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos