Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARME defende importância de informar os consumidores sobre os mecanismos de fixação dos preços de combustíveis (c/áudio)

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – O presidente da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), Isaías Barreto, considerou hoje ser “importante” transmitir para os cidadãos todos os mecanismos de fixação de preços dos combustíveis no país.

Isaías Barreto fez esta consideração à imprensa, à margem da conversa aberta com jornalistas sobre mecanismos de fixação de preços dos combustíveis no mercado cabo-verdiano, que aconteceu na Cidade da Praia.

Conforme explicou, a ARME tem o compromisso de proteger os legítimos interesses do consumidor, e neste quadro é importante formar e informar os consumidores sobre seus direitos como também sobre seus deveres.

É nesta linha, avançou, que a instituição resolveu promover o evento para esclarecer a opinião pública em geral sobre todos os processos que norteiam a fixação dos preços de combustíveis.

Assim, referiu, o processo funciona de uma forma “aberta e transparente”, em que o modelo e a forma dos cálculos, altera consoante a evolução dos preços dos combustíveis no mercado internacional.

“Há naturalmente um modelo fixo que, de uma forma quase automática, nós fazemos uma actualização mensal”, revelou.

Informou que os mecanismos de fixação de preços são estabelecidos de cinco em cinco anos e a ARME pretende passar a fazer a revisão anual, porque pode haver “necessidade para executar essa revisão”.

“Nós definimos o que entra nos parâmetros de fixação de preços, em termos de custos, em termos da logística e depois disso é aplicar o modelo”, clarificou.

O objectivo do diálogo é o de fornecer aos jornalistas um conjunto de ferramentas de auxílio na tarefa de formar e informar os consumidores finais sobre os mecanismos de fixação de preços dos combustíveis.

Esta é uma das muitas iniciativas do género que a ARME pretende levar a cabo no decurso deste ano, visando, entre outras, a promoção de uma cultura da regulação de proximidade e de excelência.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos