Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARME consciencializa estudantes sobre perigos do uso da Internet (c/áudio)

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O presidente da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), Isaías Barreto, alertou hoje aos estudantes da Escola Secundária Cesaltina Ramos sobre os perigos do uso da internet.

Durante esta conversa sobre “Jovens e a Internet”, que teve como objectivo consciencializar os jovens para o uso da internet de uma forma “segura, ética e responsável”, Isaías Barreto disse aos jornalistas que a ARME como entidade reguladora deve contribuir para a promoção da defesa dos interesses dos consumidores.

“Os nossos alunos, as nossas crianças e os adultos também são consumidores da internet e nessa conversa vamos mostrar alguns riscos com a utilização da internet, apesar das muitas potencialidades”, disse Isaías Barreto, que se disse convicto de que se forem tomadas as medidas certas consegue-se tirar o melhor proveito.

Como medidas certas recomendou não conversar com estranhos nas redes sociais, pois há casos de pedofilia, sequestros, entre outros, que se originam com essas conversas.

Para combater esse perigo, Isaías Barreto informou que os internautas devem ter cuidados em partilhar informações pessoais e “sensíveis” com vista a não exporem as suas vidas pessoais nas redes sociais, devem escolher uma palavra passe mais “forte” fazendo uso de pontos, virgulas, entre outros.

Contudo, defendeu que o acompanhamento por parte dos pais “é fundamental” quando as crianças e os adolescentes visitam certas páginas, sites ou mantém conversas nas redes sociais.

Por sua vez, o coordenador do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola Técnica, Marcos da Graça, revelou que nessa escola já se registaram casos de ciberbullyng.

“Cada vez mais vamos optar por sensibilizar os alunos no sentido dos riscos que a internet pode trazer para as suas vidas” acrescentou.

O aluno do 12º ano Leandro Gomes que se disponibilizou para falar com a Inforpress disse que foi uma conversa “muito proveitosa”, e que depois disso vai tomar medidas redobradas. Entretanto, aproveitou para pedir aos colegas que também tomem mais cuidado no mundo da internet.

A aluna Imelda Carvalho também alertou as pessoas a não confiarem tanto nas redes sociais, a não enviarem fotos a desconhecidos, a não fornecerem informações básicas ou informações relacionadas com a sua conta bancária.

MF/AM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos