Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Arlindo do Rosário diz que Saúde é o sector que sairá mais fortalecido após pandemia da covid-19

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse hoje que a Saúde é o sector que sairá “mais fortalecido” após a pandemia, uma vez que estará dotado de melhores equipamentos médicos e hospitalares.

Arlindo do Rosário fez estas declarações durante a sua intervenção na abertura do webinar sobre “a regulação em tempos de pandemia” promovida pela Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), no âmbito das celebrações do dia mundial da Saúde, assinalado esta quarta-feira, 07.

Conforme recordou o governante, a pandemia da covid-19 provocou um colapso sistémico a nível sanitário, fiscal, económico, institucional e social, mas também obrigou todos os países a se reorganizarem para atender às novas demandas surgidas com esta conjuntura.

Daí que, realçou este responsável, as agências de regulação, sejam elas da saúde, economia, transportes, da energia, na comunicação social, têm sido chamadas a desempenhar um papel “fundamental”.

Arlindo do Rosário afirmou que a experiência de Cabo Verde, no sector da regulação, tem sido “bem-sucedida”.

É neste sentido que também destacou, de forma particular, o trabalho que a ERIS tem vindo a desenvolver, na protecção do ponto de vista sanitário, através da regulação de normas, da vigilância sanitária, da regulação farmacêutica, da regulação da prestação de cuidados de saúde, entre outros.

A pandemia, conforme este governante, expôs a necessidade de uma rápida revisão dos sistemas de Saúde, dando respostas “oportunas” aos serviços integrados de saúde e de assistência social.

Por outro lado, frisou que a pandemia trouxe também vários desafios, nomeadamente a necessidade de uma maior agilidade das agências reguladoras.

“Em tempos de crises excepcionais demandam respostas excepcionais”, sublinhou Arlindo do Rosário, apontando o saber adaptar-se ao contexto de crise, fazer uma reavaliação do conceito de risco sem perder a capacidade regulatória e o princípio da cautela, como um “grande desafio” para as agências de regulação, que têm como objectivo maior a protecção das pessoas.

Igualmente, destacou o desafio da comunicação, tendo observado que este contexto pandémico é um momento para o “fortalecimento” do diálogo entre as agências reguladoras e o diálogo com a sociedade civil.

Outro desafio, apontou, tem a ver com a abrangência da análise de impacto regulatórios, sem que ela seja vista como uma imposição do Governo às agências reguladoras independentes, sem que ela apareça como uma forma de doutrinação das agências.

Segundo a mesma fonte, a pandemia trouxe desafios mas, trouxe também “um mundo de oportunidades” ,pelo que, disse estar “profundamente” convencido de que no pós-crise “teremos uma entidade reguladora muito melhor estabelecida e mais resiliente”.

Nos últimos cinco anos, precisou, o Governo tem trabalhado incessantemente na criação de melhores condições de acesso e acessibilidade dos serviços de Saúde e que estão manifestos os ganhos alcançados, independentemente, da pandemia.

“Estou convicto de que o sector da Saúde é o sector que sairá mais fortalecido após a pandemia da covid-19, um sector que para além de que estará melhor dotado de recursos humanos, de equipamentos médicos e hospitalares, laboratórios de saúde pública, terá obtido também ganhos importantes na população, porque estará mais próximo da população, será mais equitativo e humanizado”, sublinhou o ministro.

Um sector da saúde que, conforme assegurou, aposta “claramente” na promoção, na prevenção e na segurança sanitária, capaz de garantir “mais” e “maior” prestação de cuidados de saúde, seja no sector público ou privado, e também garantir uma “maior” capacidade regulatória.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos