Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ARFA informa sobre restrições de uso do gadolínio utilizado como agente de contraste na IRM

 

Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – A Agência de Regulação e Supervisão de Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) divulgou hoje uma circular informativa sobre as restrições de uso do gadolínio, utilizado como agente de contraste na Imagiologia por Ressonância Magnética (IRM).

Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a ARFA aconselha a todos os profissionais de saúde a monitorizar/notificar qualquer caso que possa surgir com estes medicamentos e não só, lê-se na circular informativa.

Conforme esta circular, na sequência de publicações que relatavam que estes meios de contraste também se podem acumular no tecido cerebral, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) efetuou uma revisão dos agentes de contraste que contêm gadolínio na sua composição.

A revisão detectou evidências sobre a acumulação de gadolínio no cérebro, levando o PRAC a recomendar, como medida de precaução, a suspensão da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) de alguns agentes de contraste, nomeadamente ácido gadoxético, ácido gadobénico, gadodiamida, ácido gadopentético e gadoversetamida, utilizados na obtenção de imagens aquando da realização de uma IRM.

Segundo a ARFA, em Cabo Verde, as DCI contendo gadolínio não constam da Lista Nacional de Medicamentos, pelo que não seria de se esperar a sua presença no mercado cabo-verdiano.

Contudo, diz a circular informativa que em âmbitos específicos foi autorizada a entrada, distribuição e comercialização de medicamentos contendo gadolínio (gadobutrol e ácido gadopentético).

A DCI é a denominação comum recomendada pela Organização Mundial de Saúde para substâncias activas de medicamentos.

JL/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos