Área de deficiência está a merecer a devida atenção do Governo, garante secretária de Estado

Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress)- A secretária de Estado de Inclusão Social, Lídia Lima, garantiu hoje que a área da deficiência está a merecer a devida atenção do Governo, prometendo o reforço do financiamento às associações e outras respostas a partir de 2024.

Lídia Lima fez estas declarações no âmbito da assinatura da adenda ao protocolo de cedência e utilização do Centro de Cuidados e Reabilitação das Pessoas com Deficiência com as Associações Acarinhar e Colmeia.

Segundo informou, o Governo apoia, anualmente, mais de 40 associações, no quadro da política de proximidade, pelo reconhecimento do trabalho que estas vem desenvolvendo junto das populações e comunidades.

Daí que, na sua perspectiva, é dever do Estado apoiar as associações, lembrando que o Governo tem assinado contratos-programa com as associações, as câmaras municipais e entidades religiosas, por considerar que esta é a melhor forma de se poder chegar efetivamente às populações mais vulneráveis.

“Portanto, é desta forma que temos vindo a trabalhar e pretendemos continuar a trabalhar, vamos estar sempre ao lado das associações (…) e os apoios vêm de acordo com o trabalho que é demonstrado”, disse.

A secretária de Estado garantiu que a área de deficiência está a merecer a devida atenção do Governo, avançando que estão a trabalhar uma estratégia para pessoas com deficiência, pelo que acredita que até o final deste mandato poderão dar outras respostas nos outros concelhos do país que também têm esta necessidade.

Reconheceu que apoiando as associações é uma forma de ajudar o Governo a lidar com os problemas sociais, prometendo reforço do financiamento, até porque diz reconhecer a necessidade, por exemplo, de mais centros de acolhimento de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.

Com o “Fundo Mais” alimentada pela taxa turística, disse acreditar que a partir de 2024 outros projectos estarão criados e mais reforços também poderão ser dados a nível de projectos que as associações vêm desenvolvendo.

ET/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos