Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Aquecimento global continuou a agravar-se na Europa em 2020

Paris, 22 Abr (Inforpress) – O aquecimento climático na Europa continuou durante o ano de 2020, sobretudo nas regiões árcticas da Sibéria, onde a temperatura esteve quatro graus acima da média, afirmou hoje o serviço europeu de vigilância climática Copérnico.

Por todo o mundo, 2020 foi um dos dois anos mais quentes desde que há registos, a par com 2016, mas foi mais ainda mais quente na Europa, onde a temperatura média ultrapassou 0,4 graus a temperatura média dos cinco anos mais quentes, todos registados na última décadas.

No inverno, a temperatura foi 1,4 graus superior ao recorde anterior e 3,4 graus superior à média dos Invernos entre 1981-2010.

O aquecimento foi especialmente notável no nordeste do continente europeu, sobretudo nas zonas árcticas da Sibéria, onde o ano passado foi o mais quente de sempre, com uma temperatura 4,3 graus acima da média.

Em todo o Árctico, 2020 foi o segundo mais quente já registado, 2,2 graus acima da média de 1981-2010.

“Foi de longe o ano mais quente na Sibéria ártica, um ano espectacular”, afirmou em conferência de imprensa a principal autora do relatório, Freja Vamborg.

Em outros pontos do continente europeu, as ondas de calor de verão foram menos intensas e longas que em anos anteriores, mas o outono foi especialmente húmido e marcado por um fenómeno meteorológico excepcional, a tempestade Alex, que fustigou a partir de Outubro a Grã-Bretanha e o sul dos Alpes, provocando dez mortes em França.

As concentrações de gases com efeito de estufa na atmosfera, sobretudo dióxido de carbono e metano, aumentaram 0,6 e 0,8%, respectivamente, chegando aos níveis mais alto desde 2003, quando começou a haver medições por satélite.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos