Apresentação do projecto da Zona Económica Especial de São Vicente na agenda do primeiro-ministro

 

Mindelo, 29 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro inicia hoje uma visita de dois dias a São Vicente no decurso da qual deve proceder à apresentação pública do projecto da Zona Económica Especial para a ilha, financiado pelo governo da China.

Ulisses Correia e Silva enquadra esta visita no âmbito do périplo pelos municípios do arquipélago, sob o lema “Economia das Ilhas e Cultura”, focado em desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento das ilhas, segundo o seu Gabinete, “de forma equilibrada” e de acordo com a especificidade de cada uma, estribado num “novo modelo de governação” para o país, “feito nas ilhas”.

A visita a São Vicente inicia-se às 11:00 com uma sessão de boas-vindas nos Paços do Concelho, seguida de uma deslocação às instalações da Electra e às antigas instalações da ex-Congel, na Lajinha, tendente a enquadrar/equacionar a proposta de projecto de investimento turístico apresentado pelo grupo Meliã.

Na tarde de hoje, Ulisses Correia e Silva deverá visitar as estradas nacionais cidade-Baía das Gatas e cidade São Pedro.

Na sexta-feira, 30, prevê-se a assinatura de protocolo de entrega de imóveis do Estado ao município, a apresentação pública do pacote legal para a reconfiguração dos perímetros consolidados de São Vicente e a visita aos trabalhos de requalificação urbana realizados pela câmara municipal.

Nesse mesmo dia será apresentado o programa Start-up Jovem, presidido pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, através do evento 3E (Empreendedorismo, Empregabilidade, Emprego), na Câmara Comércio de Barlavento.

Visita aos trabalhos de requalificação realizadas nas casas e nos tectos degradados e a apresentação pública do projecto Zona Económica Especial de São Vicente, são, de entre outros, pontos do programa de visita de Ulisses Correia e Silva a São Vicente.

Em declarações à Inforpress, no Mindelo, o presidente da câmara local, Augusto Neves considerou que este é o momento de tratar com o chefe do executivo alguns “assuntos importantes” relativos ao mandato e ao desenvolvimento da ilha, sobretudo, assinalou, a resolução do problema do desemprego e a necessidade de alguns investimentos.

O autarca nomeou, a propósito, a reabilitação da estrada da Baía das Gatas, que atravessa “toda a ilha e muitas povoações”, que se encontra, ajuntou, em “más condições”, e que há muito espera por obras.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos