Apoio alimentar do Japão irá beneficiar cerca de 90 mil alunos e reforçar a segurança alimentar e nutricional –ministro

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – O ministro da Agricultura, Gilberto Silva, afirmou hoje que a ajuda alimentar adicional por parte do governo japonês irá beneficiar cerca de 90 mil aluno e reforçar as cantinas escolares e a segurança alimentar e nutricional em Cabo Verde.

O governante fez estas declarações à imprensa, à margem da cerimónia de entrega formal da ajuda alimentar adicional ao Governo de Cabo Verde por parte do Japão, através do Programa Alimentar Mundial (PAM).

“Como nós sabemos, na sequência da crise que se iniciou com a subida de preço dos cereais e de outros produtos de alimentação básica, Cabo Verde decidiu mobilizar a ajuda, estivemos pessoalmente na embaixada do Japão em Dacar a solicitar esta solidariedade”, explicou.

Esta ajuda insere-se dentro do projecto iniciado pelo Gabinete, para a África do Oeste, do Programa Alimentar Mundial (PAM), e de acordo com Gilberto Silva será distribuída pela FICASE, que garantirá que as cantinas escolares a nível nacional tenham refeição quente.

“A mitigação dos efeitos da crise alimentar nas cantinas escolares significa que as escolas vão poder contar com uma dieta reforçada, tendo em conta que são mais 300 toneladas de arroz, 50 de feijões e 25 de óleo alimentar”, indicou.
Conforme o ministro, trata-se de uma ajuda excepcional, tendo em conta que Japão costuma oferecer ajuda alimentar normal a Cabo Verde, mas esta ajuda deve-se ao facto de o mundo estar a atravessar neste momento uma crise alimentar.

“Se olharmos para aquilo que é a população estudantil, dentro da faixa beneficiada por esta ajuda, estamos a falar de cerca de 90 mil alunos, o que representa quase cerca de 20% da população do país. Mas o importante é dizer que ajudando as crianças através das cantinas escolares, estamos a ajudar as famílias cabo-verdianas e é um pouco nesta linha que entendemos que este tipo de ajuda é bastante útil”, reforçou.

Esta ajuda esta orçada no valor de 259 mil dólares e insere-se dentro do projecto iniciado pelo Gabinete, para a África do Oeste, o Programa Alimentar Mundial (PAM), intitulado “Provide Assistence to the crisis-affected School Children in Cabo Verde through the national School feeding progremme”.

A cerimónia de entrega contou com a presença do ministro da Agricultura, Gilberto Silva, da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, do presidente da FICASE, Albertino Fernandes, e representantes do Ministério da Agricultura e Ambiente, entidades responsáveis pela gestão da assistência alimentar.

O acto contou ainda com a presença da diretora regional Adjunta para a Africa Ocidental, Evelyn ETTI, directora de Parcerias de Escritório Regional Dakar do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, Nozomi Hashimoto, acompanhada de uma delegação e da segunda secretária da Embaixada do Japão em Dakar, Fujii Izumi.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos