Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Aplicativo “Na Nos Mon” para rastreio da covid-19 apresentado na KazaDamizadi de Safende

Cidade da Praia, 11 Jun (Inforpress) – A KazaDamizadi, no bairro de Safende, na Cidade da Praia, recebeu hoje a representação do aplicativo “Na Nos Mon”, um instrumento de rastreio de casos de covid-19 em Cabo Verde desenvolvido por um grupo de cabo-verdianos.

O aplicativo, que “tem o potencial de ajudar o Governo” no rastreio de casos do novo coronavírus, pode ser instalado nos dispositivos móveis e permite que um cidadão infectado rastreie os contactos que teve no dia-a-dia, desde conhecidos a pessoas desconhecidas com quem esteve no mesmo espaço, como farmácias e autocarros, entre outros.

Em declarações a Inforpress, o gestor de projectos da Smartcity, empresa que faz a intermediação do projecto com a   KazaDamizadi, Guevara Cruz, observou que este aplicativo só vai ter impacto na população se as pessoas estiverem cientes da sua vantagem e instalá-lo nos seus computadores e dispositivos móveis.

“Dada a importação dessa solução entendemos por bem dinamizar a informação dentro da comunidade porque a abordagem do Smartcity, associada com o projecto-piloto na zona de Safendi, contou com a participação da comunidade, através das associações comunitárias”, notou.

Por seu turno, o gestor do Smart Safende, Ivan Moreira, disse que este aplicativo vai ajudar na contagem de pessoas contagiadas com a covid-19, sendo que por isso é de “extrema importância”, não só para o bairro como também para todo o País.

Adiantou, por outro lado, que, no âmbito da transformação de Safende num bairro inteligente, a associação assinou uma parceria com a Fundação Smartcity e que recentemente foi criado o aplicativo “hard”, que ajudou a identificar as pessoas carenciadas da comunidade durante o estado de emergência.

Para além dessa funcionalidade, acrescentou, o aplicativo “hard” tem como objectivo aproximar as pessoas das comunidades  às associações de bairros e instituições, a nível nacional.

A KazaDamizadi é um projecto social da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), criada a 30 de Janeiro último, que visa complementar o trabalho desenvolvido pelo Espaço Safende.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos