APIMUD relata dificuldades e destaca “pouco caso” da câmara da Praia perante promessas

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – A presidente da Associação Cabo-verdiana de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência (APIMUD) denunciou hoje uma série de situações por que a associação vem passando, destacando o “pouco-caso” da câmara da Praia face as promessas feitas.

Naldi Veiga expressou esse sentimento em declarações à Inforpress quando delatava algumas situações que levou ao encerramento da “reprografia solidária”, um espaço onde a APIMUD promovia inclusão ao emprego as suas associadas, afirmando sentir-se “frustrada” com as promessas de várias entidades que não foram cumpridas.

“Em 2017, quando o projecto foi financiado em 50 por cento (%) pela embaixada dos Estados Unidos, contactamos a autarquia da Praia para nos ceder um terreno para a construção de um espaço no âmbito do projecto que incluía uma reprografia e lanchonete solidária”, disse.

Na altura, explicou Naldi Veiga, a Câmara Municipal prometeu conceder um terreno, na Praça Acessível, ao lado da sede da ADEVIC, que não chegou a se concretizar, pois realçou, a própria câmara veio dizer que a Praça tinha de ser trabalhada.

Feito isso, lembrou, a APIMUD recorreu a ADEVIC (Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde) solicitando como empréstimo, por um período de um ano, um espaço onde foi instalada a “reprografia solidária”.

Perante um memorando assinado entre as partes (APIMUD, ADEVIC e Câmara Municipal da Praia), explica Naldi Veiga, ficou firmado o compromisso de que após um ano seria concedido o terreno à associação e devolvido o espaço à ADEVIC.

“Só que isso não aconteceu e depois de um ano a ADEVIC solicitou o seu espaço, o que nos levou a fechar a reprografia solidária. Após isso, recorremos outra vez à câmara, mas a cada hora nos dizem uma coisa e já passou um ano e não temos, ainda, solução para as nossas mulheres”, disse.

Ainda segundo Naldi Veiga, a APIMUD conseguiu um espaço em Achada São Filipe para instalação da reprografia solidária, mas após alguns investimentos, os fiscais mandaram fechar alegando que a associação não tinha autorização para tal.

Posto isso, a presidente da APIMUD disse ter regressado a câmara municipal solicitando encontro com o presidente, mas que até ainda não teve qualquer resposta.

“Nós só queríamos trabalhar e dar as mulheres da associação um espaço onde podiam deixar os seus produtos para venda em vez de voltarem a pedir esmolas”, asseverou.

Contactado pela Inforpress, o vereador do Urbanismo, Rafael Fernandes, confirmou as promessas da Câmara Municipal da Praia para com a APIMUD, mas sublinhou, por outro lado, que não conseguiram cumprir porque a Praça Acessível ainda não está executada.

“O espaço que prometemos vai ser concedido, mas a associação terá de esperar até que seja executada a requalificação da Praça Acessível. É um processo que está sendo acompanhado por nós e que mereceu e merce todo o nosso apoio”, confirmou.

Quanto ao espaço que foi aberto em Achada São Filipe, Rafael Fernandes, considerou a acção “abusiva”, pois sustentou, quem autoriza e dá espaços é a Câmara Municipal.

A ADEVIC, por sua vez, justificou a solicitação do espaço emprestado por um período de um ano a APIMUD, com a existência de um projecto que vai ser executado.

“Desde o início ficou claro no memorando assinado entre as partes, que o empréstimo do espaço era por um período de 12 meses”, afirmou.

O quiosque de “reprografia solidária” foi inaugurado em Março de 2017 pela embaixada dos Estados Unidos que financiou 50% do valor total do projecto, 500 mil escudos. O espaço empregava três mulheres da APIMUD.

Além de dar trabalho às mulheres deficientes, a APIMUD, numa segunda fase do projecto, abriu um serviço de confecção de lanches e refeições, assim como os trabalhos de corte e costura, e de arte das suas associadas para venda.

Com este projecto a APIMUD já garantia as suas associadas um rendimento mensal com compra e venda de produtos confecionados por estas.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos