Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

António Monteiro afirma que UCID é contra limitação de mandatos dos autarcas

Mindelo, 23 Ago (Inforpress) – O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) afirmou hoje que o seu partido é contra a limitação de mandatos dos presidentes de câmaras municipais e classificou esta proposta do Governo de “faits divers”.

António Monteiro falava em conferência de imprensa e foi instado a reagir sobre o a proposta apresentada pelo Governo em Conselho de Ministros sobre a limitação de mandatos de presidentes de câmaras municipais para três mandatos consecutivos.

O presidente da UCID disse não concordar com a limitação de mandatos, tendo em conta que “quem decide se os autarcas devem continuar é o povo”, pelo que, “não pode haver medidas administrativas de gabinete para determinar” o mandato dos presidentes de câmara.

“O PAICV lançou a ideia e o MpD a agarrou e fomos brindados com o Conselho de Ministros que, com muitas coisas para fazer, acha que é importante limitar os mandatos para três anos, a partir de 2020”, reagiu a mesma fonte, para quem tirando aquilo que manda a Constituição, que é clara na limitação em dois mandatos do Presidente da República, “todo o resto caberá ao povo cabo-verdiano decidir.”

O projecto de lei aprovado pelo Governo em Conselho de Ministros,  sobre a limitação de mandatos dos presidentes de câmaras municipais, requer a maioria qualificada de dois terços no parlamento.

No entanto, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) disse que o diploma  “pode merecer a sua anuência para aprovação.”

CD/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos