António Guterres visita Cabo Verde a convite do primeiro-ministro

Cidade da Praia, 09 Dez (Inforpress) – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Cabo Verde em Janeiro, a convite do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para participar no Ocean Summit.

Conforme uma publicação do chefe de Governo na sua página de facebook, António Guterres, aceitou o seu pedido de vir para Cabo Verde, onde será orador principal no Ocean Summit que terá lugar, à margem da passagem do Ocean Race por Cabo Verde, na cidade do Mindelo, de 20 a 25 de Janeiro de 2023.

“Também, durante a visita, o secretário-geral das Nações Unidas será o meu convidado especial para a próxima edição do CVNext”, acrescentou.

Segundo avançou, com a passagem do Ocean Race, Cabo Verde será o centro do mundo nesses dias, sendo “essa a visão do Governo”, ou seja, “promover o país como líder mundial na economia azul, hub no centro médio do atlântico, destino turístico de excelência e centro de grandes eventos mundiais”.

Em Janeiro de 2023, Cabo Verde recebe a 14.ª edição da regata, que deve iniciar na cidade espanhola de Alicante, com direcção ao arquipélago, seguindo-se depois para a África do Sul, com paragem na Cidade do Cabo.

Essa primeira etapa, de 1.900 milhas náuticas (3.520 quilómetros) termina na Baía do Mindelo, Cabo Verde, e a segunda, com destino à Cidade do Cabo, África do Sul, deverá iniciar-se em 25 de Janeiro, depois da paragem de cinco dias em São Vicente.

A competição – que chegou a estar planeada para o período de 2021/2022, mas foi adiada para 2023 devido à pandemia de covid-19 – deverá dar a volta ao mundo ao longo dos seis meses, por cerca de 32.000 milhas náuticas (59.296 quilómetros), em categorias separadas, até terminar no verão em Génova, Itália, quando se comemoram os 50 anos desta prova, segundo a organização.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos