Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

António Guterres lamenta falta de recursos para ajudar habitantes de Mossul

Campo de Hassan Cham, Iraque, 31 Mar (Inforpress) – O secretário-geral da ONU, António Guterres, lamentou hoje a falta de recursos para ajudar os habitantes de Mossul durante uma visita que realizou a um campo de deslocados no Iraque.

“Não temos os recursos para apoiar essas pessoas, nem a solidariedade internacional necessária”, disse António Guterres aos jornalistas, no campo de deslocados Hassan Cham, que fica a leste de Mossul.

“Infelizmente, o nosso programa aqui é financiado em oito por cento (da sua totalidade), isso mostra como os nossos recursos são limitados”, insistiu.

“Estas pessoas sofreram muito e continuam a sofrer. Precisamos de mais solidariedade por parte da comunidade internacional”, disse o secretário-geral da ONU.

Como parte de sua visita ao Iraque, António Guterres reuniu-se na quinta-feira em Bagdad com altos funcionários governamentais, incluindo o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

As forças iraquianas tentam há cinco meses recuperar Mossul, a segunda cidade do país, das mãos dos extremistas do grupo Estado Islâmico, que tomaram a cidade em 2014.

O conflito já provocou o deslocamento de mais de 200.000 pessoas desde o início, em Fevereiro, da operação governamental iraquiana para retomar a parte ocidental da cidade.

As agências internacionais temem uma crise humanitária em larga escala na região.

Lusa/Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos