Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, visitou hoje à tarde a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha, onde se mostrou “impressionado” com o restauro da capela gótica sito no interior da ermida.
“É um trabalho muito impressionante de recuperação deste património riquíssimo da Cidade Velha e que é uma das marcas daquilo nos uniu ao longo de tantos séculos”, disse António Costa, que se encontra em Cabo Verde para participar, esta segunda-feira, na VI Cimeira Cabo Verde – Portugal.
Segundo este governante, a referida igreja representa uma herança construída por todos, que é um património da humanidade e que Cabo Verde tão bem tem sabido valorizar.
Devido ao seu valor histórico, cultural e religioso, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Grande de Santiago, foi reabilitada e entregue em Julho de 2020, enquadrado no Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).
Durante as intervenções, foi realizada também o restauro da capela gótica, sito no interior da ermida, que contou com o financiamento da Cooperação Portuguesa num valor de 50.000 euros.
O financiamento emblemático no domínio da cooperação no sector da Cultura contou com a colaboração dos técnicos do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidade de Aveiro e do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.
GSF/HF
Inforpress/Fim